Início » Jardim Vertical » Como Fazer Jardim Vertical Artificial: Ideas e Dicas

Como Fazer Jardim Vertical Artificial: Ideas e Dicas

Muitas pessoas trabalham fora de casa por longas horas diariamente. Isto não deve ser um problema para a decoração de nossa casa. Sabemos que uma grande parte da decoração de uma casa depende principalmente de plantas. Entretanto, se não tivermos tempo para cuidar dessas plantas, a melhor coisa a fazer é ter plantas artificiais. Se não tivermos muito espaço, a melhor opção é um jardim vertical artificial.

Neste artigo vamos lhe contar todas as características, vantagens e importância de um jardim vertical artificial.

Principais Características Jardim Vertical Artificial

Quando fazemos um jardim vertical artificial em casa, surge a questão de onde ele deve ser colocado. Você tem que procurar um lugar onde seja bastante atraente e não um lugar mais escuro na casa. Embora as plantas artificiais não exijam luz natural, elas precisam ser algo mais chamativo, já que seu principal objetivo é a decoração. Muitas pessoas que querem fazer um jardim vertical em casa estão considerando se o devem fazer naturalmente ou com plantas artificiais.

E sabemos que ambas as opções têm vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas. A instalação de um ou outro tipo de jardim vertical em nossa casa é uma opção que deve ser adaptada às nossas possibilidades.

placa jardim vertical artificial

Benefícios e Inconvenientes de um Jardim Vertical Artificial

Vamos analisar quais são as vantagens que teremos se optarmos por instalar em nossa casa um jardim vertical artificial:

1- Um jardim vertical artificial é composto de plantas e flores que não precisam de nenhum tipo de cuidado, dado que o material é sintético. Desta forma, o projeto que criamos permanecerá estático temporalmente. Seu objeto não sofrerá nenhum tipo de mudança independentemente das condições e do lugar do ambiente onde o colocamos.

2- Este tipo de jardim não precisa de irrigação, portanto não gera gastos de água ou outros tipos de manutenção. Sabemos que um jardim vertical interior natural precisa de um sistema de irrigação, por isso é necessário fazer uma instalação. Outra forma de ter que regar é à mão e tudo depende das características das plantas que vamos utilizar para isso.

3- Não requer requisitos específicos de iluminação. Talvez esta seja a principal vantagem de um jardim vertical artificial. Se colocarmos plantas naturais, devemos procurar um local adequado para que a planta possa se desenvolver bem e realizar a fotossíntese. Podemos limitar a localização do jardim vertical artificial a luzes decorativas que o façam sobressair.

4- Também não requer nenhuma manutenção além de uma remoção periódica de poeira ou mudanças nos elementos decorativos.

5- Eles não têm custos adicionais uma vez instalados, como acontece com os naturais.

Nem todos são benefícios quando vamos instalar um jardim vertical artificial em casa. Também devemos entender que existem alguns inconvenientes. Estes são os principais:

1- Um jardim vertical artificial não traz nenhum tipo de benefício ambiental ao seu entorno. Não vai gerar nenhum tipo de purificação do ar, geração de oxigênio, etc.

2- Se usarmos plantas e flores artificiais, vemos que elas não mudam. Um jardim natural tem plantas reais que evoluem, crescem, mudam e têm vida.

como fazer jardim vertical

Vantagens e Inconvenientes de um Jardim Vertical Natural

Por outro lado, vamos analisar quais são os diferentes benefícios de um jardim vertical natural. Devemos saber que antes de optarmos pela decisão de instalar um jardim natural, devemos ter certeza de que a decisão que vamos tomar é bem adequada às nossas necessidades e às nossas capacidades.

Vamos ver quais são os principais benefícios de um jardim vertical natural:

1- Estes jardins geram oxigênio e purificam o ar. Também garante alguns benefícios ambientais e de vida para a casa.

2- O aspecto do jardim natural muda com o passar do tempo e evolui com as plantas. Isto faz dela uma decoração variável que se adapta a diferentes épocas do ano. Por exemplo, na primavera e no verão, temos um jardim mais estilizado, já que haverá um período de floração.

3- A manutenção das flores e plantas deste jardim pode ser vista como um benefício ou como um inconveniente. Seja uma desvantagem, pois há tarefas e tarefas que precisam ser feitas para manter o jardim em boas condições. Por outro lado, ela pode ser vista como um benefício, pois é uma atividade que pode ser feita com a família e que pode servir como uma educação para os pequenos sobre a natureza.

Quanto às desvantagens, vamos analisar quais são as principais:

1- São jardins que requerem manutenção periódica, tais como tarefas de poda, reabastecimento, troca de fertilizantes, irrigação, etc.

2- Eles exigem um sistema de irrigação para um melhor desenvolvimento.

3- Eles precisam de um local específico dentro de casa. As plantas naturais precisam ser colocadas em um local específico, dependendo de cada espécie. A maioria deles precisa de um local com alta iluminação ou mesmo incidência de luz direta. Isto permite que seja colocado em qualquer lugar da casa onde seja de interesse em um determinado momento.

A Importância de um Jardim Vertical Artificial

Como já mencionamos anteriormente, as plantas são a melhor opção para decoração de interiores e exteriores, já que dão um aspecto mais natural à nossa casa. No entanto, há muitas pessoas que não podem pagar um jardim natural porque não têm orçamento, espaço ou tempo para cuidar de plantas naturais em casa. Nesta situação, os jardins verticais artificiais ajudam a não negligenciar a decoração de nossa casa.

Outra vantagem dos jardins verticais é que eles economizam espaço, tempo e dinheiro. Eles não atraem ou permitem a proliferação de insetos e bactérias porque são materiais sintéticos. Como benefício direto podemos dizer que podemos obter uma revalorização da casa porque melhora a estética da mesma. Também pode ajudar a camuflar paredes danificadas e paredes que têm pouco acabamento estético.

Espero que com estas informações você possa aprender mais sobre o que é um jardim vertical artificial e quais são suas vantagens e desvantagens.

Você também pode ver nosso artigo sobre caminhos de pedra para jardim.

painel jardim vertical artificial

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário