Início » Flores » Rosas Pretas: Como Plantar E Cuidar

Rosas Pretas: Como Plantar E Cuidar

As rosas pretas são uma das flores mais exóticas e marcantes do mundo. Em geral, a cor preta está sempre associada à morte ou ao luto, e é por isso que ela sempre atrai muita atenção que existe uma flor tão bonita com esta cor.

As Rosas Halfeti São As Únicas Rosas Pretas Naturais Que Existem

Muitas pessoas hoje em dia tingem rosas para dar-lhes cores que não deveriam existir naturalmente. No entanto, embora pareça improvável, em uma pequena vila na Turquia chamada Halfeti, as rosas pretas crescem completamente naturalmente.

A cor destas flores pretas naturais deve-se aos solos especiais desta aldeia, sendo excessivamente densos e compostos por uma pigmentação solúvel em água chamada antocianinas. Esta pigmentação reage com pH.

Quando falamos de antocianinas, estamos nos referindo ao pigmento responsável por dar cor a framboesas e mirtilos, e também é responsável por estas rosas belas e maravilhosas obtendo naturalmente esta cor preta, algo muito raro na natureza.

Agora, se devido à cor que você pensa que estas rosas pretas naturais são especiais e curiosas, você deve saber que elas só adquirem esta bela cor durante a estação do verão. Durante os outros meses do ano, estas rosas são de uma cor vermelha bastante forte e escura, o que apesar de não serem o preto esperado e desejado, as faz parecer realmente bonitas.

O lado negativo dessas flores naturalmente pretas é que obtê-las para venda, seja a flor ou suas sementes, é quase um feito, pois são muito raras de se encontrar. Mesmo os próprios turcos preferem ficar longe dessas flores, tudo devido à crença mundial de que preto simboliza a morte e as más notícias. No entanto, cada vez mais pessoas anseiam ter uma rosa como esta, e é por isso que estão sempre procurando maneiras de encontrar uma maneira de obter rosas pretas.

Como Fazer Rosas Pretas

Há várias maneiras de se ter uma ou mais rosas pretas para você. Hoje mostraremos a você quais são essas possibilidades:

Rosas Tingidas Com Tinta Preta De Cozinha

Como já mencionamos, obter uma rosa preta natural é muito difícil, se não quase impossível. É por isso que, se você deseja ter uma rosa desta bela cor, a melhor e mais fácil coisa a fazer é criá-la você mesmo. Para conseguir isto, você precisará ter um arbusto de rosas-vermelhas, quanto mais escuro melhor, e você também precisará ter um recipiente plástico, água e corante preto para alimentos. Agora, tendo tudo isso em mãos, o próximo passo é seguir estes passos:

  1. A primeira coisa a fazer é colocar a roseira em uma área onde o sol não brilha diretamente sobre ela por um dia inteiro, mas garantir que o lugar tenha luz natural suficiente.
  2. Agora, pegue o recipiente plástico, adicione 5 xícaras de água e uma colher grande de corante preto para alimentos.
  3. Visto que a “solução” acima esteja pronta, você deve regar suas rosas com ela a cada duas semanas, tantas vezes quanto achar necessário. Se você achar conveniente, pode repetir este passo quantas vezes for necessário.
  4. Finalmente, depois de um mês, você poderá notar como suas belas rosas vão ficando negras gradualmente, uma forma de conseguir isso que parece bastante natural, embora não seja. Após mais um mês, suas flores estarão completamente pretas, momento em que você poderá transplantá-las para qualquer um dos jardins ou oferecê-las como presente a uma pessoa especial que ama uma flor tão bonita como esta.
rosas pretas tingidas
Rosas pretas tingidas.

Rosa Encerada Preta

Neste caso, as rosas não são pintadas como ensinamos antes. As rosas enceradas não adquirem sua cor através da absorção do corante, mas sim, a rosa deve ser completamente submersa em cera preta, para que saia com esta cor e seja protegida.

Esta técnica dá à flor uma textura muito diferente, pois parece ser plástica e não natural, embora isto também a faça parecer bastante marcante e bonita. Esta técnica pode ser utilizada com rosas de qualquer cor, pois a cera cobrirá sua cor natural, embora, às vezes, alguns criadores de rosas de cera preferem deixar uma parte da rosa sem cera, desta forma, podem mostrar a cor original da rosa e que tipo de rosa utilizaram.

Rosas Pretas Eternas Ou Conservadas

Na florista, há também a opção de preservar as flores. As rosas preservadas também são conhecidas como “rosas eternas” pelo simples fato de que nunca murcham ou morrem. As rosas eternas são submetidas a um processo que lhes permite manter sua forma e aparência naturais.

Para obter estas rosas eternas, a primeira coisa a fazer é colhê-las quando estiverem em seu ponto ótimo de maturação e abertura, desta forma, você pode obter o efeito desejado com a rosa. O processo de conservação consiste em mergulhar os caules em uma substância conservante, geralmente glicerina.

À medida que os dias passam e o caule continua imerso na substância, a seiva será substituída pela glicerina. Após alguns dias, você pode finalmente obter uma rosa, rosa eterna, que não murcha e não requer irrigação ou luz solar. Estas rosas conservarão sua aparência natural para que não sejam confundidas com flores artificiais. Quando estiver pronto, você pode usar um corante com a cor de sua escolha e obter uma rosa preta ou qualquer outra cor.

rosas pretas eternas
Rosas pretas eternas.

Como Plantar Rosa Preta Baccara

Embora esta certamente não seja uma rosa preta natural, a verdade é que ela poderia ajudar a mitigar o desejo de ter uma. A rosa Baccara é bastante comum e muito fácil de adquirir, pois, quase todos os viveiros a possuem, e se não for este o caso, eles podem encontrá-la para você de forma rápida e fácil.

Este tipo de rosas, além de serem de fácil acesso, também são bastante fáceis de manter, portanto, não precisam ser cuidadas com muito rigor. Vamos aprender um pouco sobre o cuidado destas rosas que, embora não sejam negras, são bonitas sendo amadas por todos aqueles que desejam ter uma de nossas raridades negras ao seu alcance.

como plantar rosa preta
Rosa Baccara.

Rosas Pretas – Localização

A rosa preta Baccara deve ser colocado ao ar livre, ou seja, deve estar sob a luz direta do sol, na verdade, se for possível que isso aconteça o dia todo, tanto melhor. Caso você não tenha um lugar que atenda a estas condições, você pode colocá-las em um lugar semi-sombreado, mas esta área deve ter muita luz direta, pois isto é essencial para que a rosa se mantenha saudável.

Rega

Estas flores precisam ser regadas com bastante frequência, especialmente durante os períodos mais quentes, quando é aconselhável regá-las pelo menos a cada dois dias, embora, se a temperatura exceder 35.º Celsius, é melhor regá-las diariamente. Durante os outros meses do ano, você pode regá-los a cada 3 ou 4 dias, para eles terem água suficiente para viver saudavelmente.

Rosas Pretas – Fertilização

As estações de crescimento para a rosa preta Beccara são primavera, verão e outono (somente quando o clima é ameno). É agora que estas plantas devem ser fertilizadas com fertilizantes específicos para rosas, que você pode comprar em viveiros. Além deste fertilizante, você também pode usar fertilizantes orgânicos líquidos, como o guano.

Poda

Como em todas as roseiras, as hastes floridas devem ser removidas uma vez secas, para que as novas e saudáveis possam crescer. Entretanto, durante o outono e o inverno, todos os caules de rosas devem ser cortados em 5 a 10 centímetros, para poderem crescer novamente durante a estação de crescimento.

Rosas Pretas – Transplantio

Para transplantar, quer você queira mover sua roseira para um vaso maior, quer você queira trazê-la para seu jardim, é recomendável que você o faça na primavera, para você poder fazê-lo antes de iniciar sua estação de crescimento.

Solo Ou Substrato

Estas plantas não são muito exigentes, no entanto, é sempre recomendável que no caso de rosas em vaso, elas prefiram um substrato bem drenado, um exemplo disso é a turfa preta misturada em partes iguais com perlite.

Imagem De Rosas Pretas

Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre as rosas pretas. Recomendamos nossos outros artigos sobre as rosas:

imagem de rosas pretas
rosas pretas como plantar e cuidar

Como Plantar Rosa Na Batata e Como Plantar Mini Rosas Passo a Passo.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário