Início » Flores » Orquídeas Raras – O Guia Mais Completo Com Fotos

Orquídeas Raras – O Guia Mais Completo Com Fotos

Este artigo é sobre orquídeas raras que podem ser vistas em todo o mundo.

Se você nunca viu a orquídea com cara de macaco, você está no lugar certo. Sempre que eu mostro isto para minha família ou amigos, eles sempre pensam que as fotos são montagens de computador, mas não, não são.

Existem mais de 20.000 espécies de orquídeas no mundo e muitas delas são bastante raras. As orquídeas produzem as flores mais interessantes, raras e exóticas em diferentes cores, formas, cheiros e variações. Eles também têm uma série de truques interessantes em relação à fertilização.

É bastante triste pensar que muitas das espécies mais exóticas estão em perigo de extinção ou à beira da extinção. Aqui está uma lista das dez orquídeas mais conhecidas que se parecem com animais.

Orquídea Cara De Macaco, Líder Entre As Orquídeas Mais Raras Do Mundo:

Encontrado nas encostas das altas montanhas localizadas no sudeste do Equador e no Peru. A uma altitude de 1.000-2.000 metros. A Orquídea Cara de Macaco é uma das orquídeas raras favoritas locais.

Esta planta é altamente valorizada entre os colecionadores de orquídeas. O surpreendente é que ele tem um rosto distinto de macaco ou babuíno em sua flor.

As diferentes flores proporcionam diferentes expressões do rosto de um macaco, de pensioso a feliz ou triste.

Esta orquídea é frequentemente chamada Orquídea Macaco. Isto é tecnicamente incorreto, mesmo que sejam as flores que parecem macacos.

O nome botânico refere-se a Drácula, que significa “dragãozinho”. As pessoas também pensam no Conde Drácula quando veem esta flor, porque as esporas que pendem parecem presas.

Existem algumas orquídeas Drácula que parecem rostos de macaco, mas as espécies Simia e Gigas são as mais conhecidas.

Existem cerca de 120 espécies da família Drácula, a maioria das quais são encontradas no Equador. Muitas não são flores sazonais e podem florescer em qualquer época do ano.

As orquídeas com cara de macaco precisam de temperaturas frias e sombra parcial. Elas também podem ser cuidadas em casa, mas é um pouco difícil.

Diz-se que o cheiro das flores é como o das laranjas maduras. A orquídea macaca é um pouco difícil de ser vista do lado de fora na natureza.

orquidea cara de macaco

Orquídea Macaco, Outra Orquídea Rara Na Forma De Macaco:

Outra flor de orquídea que se parece com um macaco é a Simia Orchis. Também conhecido como o “homem nu”. Esta orquídea se assemelha aos corpos de macacos pequenos (ou humanos).

São geralmente de cor cinza, branca, rosa, roxa ou avermelhada. É outra das raras orquídeas que podem ser encontradas no planeta.

A Orquídea Macaco foi descoberta pela primeira vez na França em 1779. Ela pode ser encontrada do sul da Inglaterra ao norte da África e em outros lugares como o Irã.

Era uma orquídea comum de se ver, mas desde 1920 tornou-se mais difícil de se encontrar.

A Orquídea Macaco é uma orquídea perene e floresce de maio a junho de cada ano. Tem dois tubérculos ovais, daí seu nome (Orchis da família Orchidaceae) significa “testículo” em grego.

Outra versão da Orquídea Macaco é a Orchis Italica, nativa do Mediterrâneo e semelhante à Orchis simia.

orquidea macaco

Orquídeas Raras – Orquídea Mosca:

A orquídea mosca parece algo que você provavelmente não vai querer escolher.

Não só se assemelha a uma mosca, mas depende de moscas, abelhas e vespas para a polinização, usando um cheiro que atrai os insetos machos.

Às vezes o cheiro os lembra de insetos alimentares e às vezes os lembra de insetos fêmeas. Quando cai sobre a flor, o inseto macho tenta acasalar com ela. Ele fica então desapontado com a falta de néctar e procriação, então ele perde o interesse e voa para outra flor para polinizá-la.

Este método de polinização, com o fato de cada orquídea polinizada produzir mais de 10.000 sementes, fez dela uma orquídea muito difundida e parte de nossa categoria de orquídeas raras.

A orquídea mosca é comum em várias partes da Irlanda, da Espanha, da Romênia e da Ucrânia. Cresce em solos alcalinos em plena luz solar ou em sombra parcial. Desde o nível do mar até a altitude de 1700 m.

Infelizmente, é frequentemente eliminada em áreas em desenvolvimento do Reino Unido, mas a espécie não está em perigo de extinção.

orquideas raras mosca

Orquídea Abelha, Incrível Que Se Pareça Com Seu Inseto Polinizador:

Outra versão da Ofris Insectifera é a orquídea das abelhas. As flores atraem as abelhas macho da mesma forma que a orquídea mosca. Mimetizando visualmente as abelhas fêmeas e também emitindo o cheiro de abelhas fêmeas. Emitindo também o cheiro de abelhas para a polinização, é por isso que ela entra em nossas orquídeas raras de topo.

As orquídeas abelhas são comuns nas regiões mediterrâneas. Eles também podem ser encontrados no Reino Unido, Irlanda do Norte e Escócia.

Há muitos híbridos do gênero Ophrys, como Ophrys Bomybliflora. Alguns tipos de Ophrys são auto-férteis e não requerem nenhuma polinização por insetos.

orquideas raras abelhas

A Orquídea Fantasma, Apenas 11 Vezes Vista No Mundo:

A orquídea fantasma foi descoberta na Grã-Bretanha em 1954. Elas só foram vistas 11 vezes nos 100 anos seguintes, o que as tornou uma das flores mais raras do mundo.

Quanto ao nome, eles o receberam devido a sua cor branco-creme a marrom-rosado e suas ocorrências fugazes em madeiras escuras e sombrias. São bastante pequenos, geralmente com menos de 15 cm. Seu nome latino é Epipogium aphyllum.

orquidea fantasma

Orquídea De Pato, Orquídea Rara Com Asas:

A orquídea de pato voador é encontrada no leste e sul da Austrália.

A Orquídea de Pato atrai cecidomídeos masculinos visualmente e por cheiro para alcançar a polinização.

O primeiro espécime foi coletado em Sydney em 1803. Era difícil crescer em cativeiro devido ao sistema radicular que requer fungos vegetativos normalmente encontrados na natureza.

Quando uma cecidômida cai sobre a flor, seu peso força o labelo (labelo), então o inseto cai e fica preso, sendo que a única saída é uma fuga onde o inseto fica coberto de pólen. A cecidômida então voa para outra orquídea e a poliniza. Isto é bastante surpreendente no mundo destas plantas e faz dela uma orquídea rara de topo.

As plantas podem florescer por 1 a 2 anos, depois enfraquecer e morrer. Eles podem crescer até 50 cm de altura e ter até 4 flores em seu caule.

orquidea de pato

Orquídeas Raras – Orquídea Pombo:

Nome botânico: Peristeria elata

A orquídea Pombo também é conhecida como a orquídea do Espírito Santo.

Ela é encontrada da América Central ao Equador e Venezuela e é a flor nacional do Panamá.

O estranho nesta orquídea é que seu perfume cheira a cerveja. O suficiente para colocá-la na categoria de orquídeas raras.

A Persteria Elata geralmente cresce no solo, mas nas florestas úmidas de montanha foi encontrada crescendo em troncos de árvores.

Devido à superexploração, a orquídea pombo está na lista de plantas ameaçadas de extinção, e está quase extinta.

orquideas raras pombo

Orquídea De Pato Voador:

Nome botânico: Caleana major

Outra flor que usa pseudo-copulação é a orquídea de pato voador, encontrada no leste e sul da Austrália (de Queensland ao sul da Austrália e Tasmânia).

Caleana atrai visualmente os machos por cheiro para que a polinização ocorra.

O primeiro espécime foi tentado em cultivo na Sydney Opera House em 1803, mas tem sido difícil de cultivar em cativeiro devido ao sistema radicular que requer fungos vegetativos tipicamente encontrados na natureza.

Quando uma mosca cai sobre a flor, seu peso força o labelo (labelo) a saltar e pegá-la, e através da única saída restante, o inseto fica coberto de pólen. A mosca então voa para outra orquídea e a poliniza.

As plantas podem florescer por 1 a 2 anos, depois enfraquecer e morrer. Eles podem crescer até 50 cm de altura e ter até 4 flores em seu caule.

Com isto terminamos nossa compilação das orquídeas mais raras que podem ser encontradas em todo o mundo. Isto nos faz perceber como é surpreendente o mundo das orquídeas e suas diferentes espécies. Encorajo os visitantes a me enviarem suas fotos se você tiver alguma destas orquídeas raras ou outras que você considere estranhas. Saiba como podar orquídeas passo a passo.

orquidea pato voador

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário