Ipe é a Flor Nacional do Brasil, e cientificamente é chamada Handroanthus serratifolius. É também conhecida como ipê-amarelo ou Ipê-amarelo-flor-de-algodão, e até o início do século XX foi incluída entre os tecomas.
O ipê é uma árvore de porte médio, que se destaca nas encostas das diferentes montanhas do Brasil. Tem um tronco com casca robusta e rachada, ramos fortes e folhas compostas de até sete folhetos.
É uma árvore que floresce em outubro com belas e abundantes flores amarelas de cor intensa.
O ipê é altamente valorizado no Brasil e é comum vê-lo imergir no horizonte. O povo do Brasil também está profundamente enraizado em suas tradições e costumes, de modo que o respeito por seus símbolos nacionais são altamente considerados em todo o mundo.
Tabela de Conteúdos
Distribuição e Habitat Flor Nacional Do Brasil
Sua distribuição é em florestas secas e ásperas. Sendo uma árvore forte, ela resiste a várias temperaturas, de modo que o sol intenso não a murchará.
Uso Da Flor De Ipê
O Brasil é um país cheio de cores, portanto, o uso da flor do ipê na vida diária é comum, por exemplo, em seus famosos carnavais, esta flor faz parte da decoração de seus maravilhosos carros alegóricos e desfiles.
Ela predomina em eventos especiais como um ornamento do lugar, de modo que você pode encontrá-la em muitas decorações.
Esta flor também é muito popular como ornamento em bolos, pois suas pétalas são grandes e largas, dando brilho, e a cor amarela a torna mais marcante e elegante.
Nas cerimônias escolares no Brasil, é muito comum o uso da flor do ipê, pois é a flor nacional, as crianças realizam danças tradicionais acompanhadas de coroas preparadas com esta flor.
Também é representativo da cultura carioca incluir a flor de ipê em várias cerimônias da igreja, portanto não é difícil encontrar ramos de noiva feitos com este tipo de flor, bem como decorar os pilares de seus santos religiosos.
Outra das celebrações onde esta flor é predominantemente utilizada é a tradicional festa realizada a cada 2 de fevereiro para homenagear “Iemanjá, deusa do mar”, que, segundo a crença, é a protetora do mar e de seus marinheiros.
Diz a lenda que se um pescador oferece seu trabalho diário quando sai para pescar, o dia será frutífero, e ele estará protegido durante toda a viagem de pesca. Em troca, ele deve honrá-la compartilhando parte da carga com os mais necessitados e também levá-la a passear a cada fevereiro.
Características e Usos Da Madeira Ipê
A árvore que dá a flor nacional do Brasil, tem uma madeira especial, excelente para obras de construção, na verdade, é uma das favoritas dos profissionais, graças à sua durabilidade e resistência.
No Brasil é muito conhecida e aqueles que tiverem a oportunidade de adquirir esta madeira para suas construções serão bem favorecidos. Vale notar que ela não é considerada um tipo de flora em perigo de extinção, porém, dá muito o que falar, pois sua demanda está aumentando.
As casas, telhados e pisos podem ser construídos com a madeira desta árvore. No entanto, o custo é um pouco alto em comparação com outros materiais.
Esta árvore também pode ser encontrada em outros países, tais como Argentina, Bolívia e Peru.
Embora seja uma flor muito vistosa e se torne forte, não pode ser cultivada em casa, só pode ser usada como uma espécie decorativa. A menos que você tenha o espaço para plantar esta árvore.
Propriedades Curativas Da Flor Nacional Do Brasil
De acordo com estudos, é rico em substâncias anti-hemorrágicas e anti-inflamatórias que são benéficas ao organismo.
Também pode ser usado como tratamento para mordidas de cobra, pois reduz o edema e a toxicidade deixados pelo veneno.
Devido a seus efeitos anti-inflamatórios, ele pode ser bebido como um chá três vezes ao dia para reduzir o inchaço.
Por outro lado, acredita-se que esta árvore possa ser usada para combater o câncer, usando sua casca, e também como fungicida. Como flor nacional do Brasil, o ipê tem o respeito cultural de todos os seus cidadãos para protegê-lo e fazer prevalecer sua espécie.
Se você gosta de aprender sobre as flores nacionais de outros países, recomendamos nosso artigo sobre a flor nacional da Espanha.