Início » Flores » Flor Nacional Da Espanha – Guia

Flor Nacional Da Espanha – Guia

O cravo é um verdadeiro ícone na cultura espanhola. O Dianthus caryophyllus, que significa a flor dos deuses, é uma das flores mais ligadas ao folclore espanhol, especialmente no sul da Espanha devido ao seu uso em festivais como a famosa férias de abril em Sevilha. Além disso, na linguagem das flores, representa sentimentos como amor e alegria, ligados ao espírito que a Espanha tenta transmitir ao resto do mundo. Se você estava se perguntando o que é a flor nacional da Espanha, convidamos você a aprender, aqui tudo o que precisa saber sobre o cravo, a flor nacional da Espanha.

A Flor Nacional Da Espanha

Você provavelmente já se perguntou por que o cravo é a flor nacional da Espanha. Assim, de modo a entender sua estreita relação com a Espanha, vamos falar um pouco mais sobre sua origem e uso.

Os cravos, como seu nome indica, são flores ligadas à religião e a Espanha é um país íntimo ao cristianismo. Por esta razão, são uma das flores mais cultivadas tanto na Andaluzia como em Aragão, pois, além de florirem durante todo o ano, são usadas em diferentes festividades da tradição espanhola. Desde como uma flor ligada à Semana Santa, devido à referência bíblica onde as lágrimas da Virgem Maria quando ela perdeu seu filho se tornaram pétalas de cravo, até a alegria e devoção da peregrinação de El Rocío.

O cravo é também a flor mais associada ao flamenco, um Patrimônio Mundial, utilizado por cantores, compositores e dançarinos em seus espetáculos. Está também ligada à cultura da tourada, outros festivais e celebrações nacionais, como o Dia do Pilar, e como a flor estrela dos famosos pátios cordobeses.

O cravo é tão importante para a Espanha que existem mais de 25 espécies de cravo. Portanto, esta é uma das flores mais dadas e cultivadas não apenas na Espanha, mas também no resto do mundo.

Características Da Flor Nacional Da Espanha

O cravo é cientificamente chamado Dianthus caryophyllus e estas são suas características:

  • A flor nacional espanhola é uma herbácea perene capaz de atingir 50 cm de altura.
  • Seus caules e folhas verdes escuros se destacam, com folhas estreitas, lanceoladas e opostas.
  • Quanto à flor, sem dúvida a mais representativa desta planta, o cravo tem uma flor com uma largura média de 4 cm com pétalas dentadas e perfumadas que lembram a rosa.
  • Sua coloração é bastante ampla, variando de branco e amarelo a rosa e vermelho; esta última é a cor mais comumente usada como flor representativa da Espanha. Também é possível encontrar pétalas variegadas com cores e padrões diferentes.
  • A garra cresce naturalmente na bacia do Mediterrâneo, mas também é possível cultivá-la em casa, mesmo sendo uma planta ao ar livre. Ter um grande vaso para evitar que as flores concorram pela luz e garantir que não sofram geadas são a base para desfrutar de sua floração durante todo o ano.
caracteristicas flor nacional da espanha
Flor Nacional da Espanha.

Cuidados Com Os Cravos

Aqui gostaríamos de lhe oferecer os cuidados básicos que os cravos precisam para crescer em vasos ou em seu próprio jardim. Siga estas dicas simples para decorar sua casa de uma forma natural.

  • Localização: certifique-se de colocá-lo onde ele possa receber luz solar direta. Isto é vital se você quiser alcançar uma floração ideal. Em áreas sombreadas ou mal iluminadas é muito provável que não floresça de todo.
  • Solo e substrato: o cravo só precisa ser plantado em solo bem drenado, caso contrário é uma planta muito pouco exigente, embora prefira solos férteis e leves.
  • Rega: Recomendamos regar seus cravos pelo menos três vezes por semana durante os meses quentes e duas vezes por semana durante o resto do ano. Controle a quantidade de irrigação para manter o substrato úmido e evitar o encharcamento, que pode danificar a planta. Recomendamos a leitura sobre Melhor Momento para Regar as Plantas.
  • Fertilizante: sempre opte por fertilizantes naturais como palha, composto e adicione casca de ovo ou casca de banana ao solo para enriquecê-lo de forma completamente natural.
  • Poda: para incentivar o crescimento, é importante remover flores murchas e podar folhas secas e em decomposição. Usar sempre ferramentas desinfetadas para evitar doenças.
  • Cultivo: as garras podem ser cultivadas a partir de sementes ou estacas.
  • Pragas: para evitar o aparecimento de pragas como pulgões, ácaros e tripes, recomendamos tratar a planta com terra diatomácea se você não quiser ter que eliminar as pragas à mão.
  • Doenças: como já mencionamos, o cravo não tolera o excesso de umidade. É, portanto, suscetível a doenças como a botrítis e a ferrugem. Para o tratamento, recomendamos o uso de fungicidas à base de cobre assim que aparecerem manchas escuras nas folhas ou no caule.

Agora que você está mais familiarizado com a flor nacional da Espanha, você deve se lembrar que já ouviu falar de cravos do ar ou tillandsias. Gostaríamos de esclarecer que eles não são os mesmos cravos, a flor nacional da Espanha, mas outras plantas, embora igualmente bonitas e curiosas. Saiba Como Plantar Cravo de Defunto Passo a Passo.

dianthus caryophyllus cravo
Flor Nacional da Espanha.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário