A Rosa do Deserto (Adenium obesum) é uma das plantas mais cultivadas da família Apocynaceae no mundo inteiro como planta ornamental. É altamente valorizada pela beleza de suas flores e pela formação de um caudex muito atraente ao longo dos anos. Neste artigo vamos explicar como polinizar a rosa do deserto passo a passo.
Deve-se lembrar ser uma espécie que não se autopoliniza, portanto, são necessárias duas plantas para se poder polinizar.
Como Polinizar Rosa Do Deserto Primeiras Etapas
Siga estes passos e você aprenderá como polinizar rosa do deserto:
- A primeira coisa é ter duas plantas diferentes e estas devem estar em flor. De preferência, as flores não deveriam ter sido abertas por muitos dias, para você ter mais sucesso na polinização.
- Vamos remover 4 das 5 pétalas da flor, deixando apenas a pétala superior. Retire as pétalas com muito cuidado.

- Na flor veremos 5 estruturas finas e peludas de grande tamanho; estas estruturas são estames estéreis que não participam da polinização. Na base desses estames está um cone que deve ser removido para expor o estigma. Retire este cone com muito cuidado.

- No cone está localizada uma massa de pólen sobre um estigma globoso (às vezes plano) e glutinoso que tem uma coloração branco-esverdeada. Este pólen é necessário para polinizar as flores. Extrair o pólen com muito cuidado.
Como Polinizar Rosa Do Deserto Etapas Finais
- Uma vez extraído o pólen, ele deve ser colocado nos lados inferiores da cabeça do estigma da outra flor, onde se encontra a área receptiva. Se o pólen for colocado sobre o estigma, a polinização não ocorrerá. Recomendamos o uso de uma lupa para esta etapa, de modo a ver melhor.
- Após a colocação do pólen, a pétala que não foi retirada é dobrada sobre a área reprodutiva para protegê-la da luz e de condições climáticas adversas. Coloque a rosa do deserto em um lugar que não receba luz direta do sol por alguns dias.

Como Saber Se a Polinização Funcionou
Saberemos se a rosa do deserto foi polinizada corretamente quando a corola da flor cair, mas observamos os carpelos internos ligeiramente espessados da flor. Estes carpelos formarão um par de vagens que conterão as sementes no seu interior.
Esperamos que você tenha aprendido como polinizar rosa do deserto e que tenha sucesso com sua planta.
Saiba como cuidar rosa do deserto.
