Início » Flores » Como Plantar Tulipas na Agua Passo a Passo

Como Plantar Tulipas na Agua Passo a Passo

Os bulbos de tulipas dão esplêndidas flores primaveris que aparecem em um arco-íris de cores e incontáveis formas. Plante-as no outono, antes que o solo fique frio e duro, e você as verá crescer e florescer quando o tempo ficar quente na primavera. Mas você também pode cultivá-las na água. Aprenda tudo sobre como plantar tulipas na água passo a passo.

Como Plantar Tulipas na Agua

Quando você compra bulbos, você deve considerar que elas não têm buracos e são duras se você mesmo vai cultivá-las. E se você os comprar quando eles tiverem brotado, é melhor que não tenham florescido. Você pode plantá-los em um vaso ou jardim, desde que o solo drene bem a água para que os bulbos não fiquem encharcados e apodreçam. Mas há também a possibilidade de cultivá-los na água.

Para isso, será necessário um recipiente que não permita que o bulbo fique completamente submerso. Para que ele brote bem, menos da metade do bulbo deve ficar submerso na água, e deve ser trocado a cada dez dias para evitar que o fungo cresça e apodreça a planta. É necessário manter os recipientes no escuro durante os primeiros 40-50 dias, a cerca de 15 18 °C. Pode-se cobrir a parte superior do bulbo ou cobrir todo o recipiente com um saco plástico preto.

Para que os bulbos durem o máximo de tempo possível na casa, independentemente de como são cultivadas, elas não devem ser colocadas em correntes de ar ou perto do aquecimento. Para forçar corretamente os bulbos de tulipas, é necessário primeiro prepará-las e depois cuidar delas durante e após o processo.

No conforto de sua casa, você pode adaptá-la em seus interiores em espaços tão pequenos como um vidro, o que também dará a sua casa um detalhe elegante devido à transparência que lhe permite ver os caules, bulbos e raízes

flores tulipas em vaso

Como Cuidar Das Tulipas

No inverno, evite o excesso de água, e no verão, água regularmente, mas sem encharcamento, para não causar podridão. Durante a floração, regaremos com mais frequência, porque as necessidades de água das plantas são maiores. Regue o substrato ao redor da planta. Evite o colo (base) da planta e a flor.

A vantagem de ter uma boa manutenção das tulipas é que elas podem ser replantadas ao se proceder à divisão dos bulbos após poderem ser mantidas nas melhores condições possíveis, este tipo de procedimento é chamado de “deadhead” que deve ser feito com muito cuidado, pois as sementes ou bulbos que são introduzidos podem impedir a floração da planta constantemente.

Você pode deixá-los no solo por quatro ou cinco anos seguidos sem que se deteriorem, mas se você tiver que retirá-los para trocar o vaso ou se você quiser dá-los, é melhor fazê-lo quando o caule já estiver morto.

Tire-os do chão e deixe-os secar ao sol para evitar que apodreçam. Retire as raízes e guarde-as em uma caixa ou saco de papelão e cubra-as com jornal. Você pode colocar outra camada de bulbos em cima e cobri-la novamente com papel. Isto ajudará a mantê-los secos durante todo o ano.

flores tulipas

Vaso de Tulipa Hidropônica

tulipas na agua
tulipas em vaso

Como Plantar Tulipas na Agua: Aconselhamento

Para ter sucesso no cultivo de tulipas na água, alguns critérios devem ser cumpridos em seus cuidados para chegar a um final feliz. Antes de tudo, as tulipas devem ser plantadas na água, por isso é preciso ter um bulbo à mão, não importa que espécie ou variedade de tulipas seja. Estas lâmpadas não podem ser colocadas em uma posição ao sol, pois poderiam secar.

A refrigeração é outro conselho dado por especialistas sobre cuidados. Após serem plantados em um recipiente de vidro alto, os bulbos devem ser incubados por 12 a 16 semanas em um refrigerador ou resfriador, considerando que as tulipas são originárias de regiões de clima frio e baixas temperaturas, elementos essenciais para o bom crescimento e desenvolvimento.

Outro conselho refere-se às flores, já que dado que as tulipas em água floresceram, pode-se podar os caules, mas apenas alguns centímetros, passando-os para outro vaso ou recipiente, o que é consistente com os tamanhos que eles assumiram, para que não se enrosquem, nem se dividam.

Enquanto no cultivo tradicional de tulipas no solo ou em vasos, a irrigação é um fator importante no cuidado, no caso de tulipas na água, não é necessário, mas mesmo assim, deve-se ter o cuidado de trocar a água ocasionalmente, para que ela tenha sempre água fresca. Desde que se dê os cuidados necessários, pode-se exibir algumas tulipas esplêndidas na água.

Saiba mais sobre Como Plantar Tulipas passo a passo.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário