Início » Flores » Como Plantar Dália em Vaso Passo a Passo

Como Plantar Dália em Vaso Passo a Passo

Você gosta de flores? Sim, é assim, algumas dálias são uma obrigação em seu jardim ou em sua varanda. Estas plantas rizomatosas – vendidas como bulbos – originárias do México, são capazes de atrair a atenção de qualquer pessoa que passe por elas graças às suas cores brilhantes e à elegância de suas pétalas. Aprenda a plantar dália em vaso.

Como Plantar Dália em Vaso

Estas plantas são muito fáceis de comprar e também de manter, e florescem durante o verão, alegrando nossos dias. Mas, antes disso, precisamos saber como plantá-las.

dalia em jardim

De que Precisaremos?

Rizoma

Para plantar dálias precisamos, é claro, de algum rizoma de dália. Normalmente, você pode comprá-los facilmente da primavera ao verão, mas é muito mais aconselhável comprá-los no início da primavera, já que é na estação mais quente que eles florescerão. Mesmo assim, se optarmos por plantá-las no verão, elas poderão florescer no outono se o clima for ameno, mas geralmente nestes casos são apenas folhas.

Vaso

O recipiente em que cresce deve ter buracos na base para que a água da irrigação que não foi absorvida pelo solo possa escoar para fora, como se permanecesse estagnada nas raízes apodreceria. Este pote também tem que ter cerca de 20 centímetros de diâmetro e cerca do mesmo em profundidade.

Solo

Não é muito exigente, mas para evitar a podridão é muito importante escolher um substrato leve e de qualidade que retenha a umidade, mas, em simultâneo, facilite a rápida drenagem da água. Além disso, deve ser fértil, portanto, uma boa mistura seria: substrato universal (insisto, substrato de qualidade). Nem todas as marcas são adequadas. Este, por exemplo, é, por experiência, muito bom) misturado com 20 ou 30% de perlite.

Regador

Depois de cada transplante, água abundante. Umedeça bem o solo para que o rizoma possa se hidratar o mais rápido possível e brotar. Portanto, um bom regador com pelo menos 1 litro cheio de água é uma obrigação.

Como Plantar Dália em Vaso Passo a Passo

1- Uma vez que temos o rizoma, temos que encher mais ou menos a metade de um vaso de pelo menos 20 cm de diâmetro com substrato universal para plantas misturado com 20 ou 30% de perlite. Devemos enchê-lo com a quantidade de terra necessária, considerando que o rizoma tem que ser completamente enterrado.

2- Pegamos o rizoma e o colocamos no centro, tendo o cuidado de não o quebrar, certificando-se de que a parte mais estreita aponte para cima, pois é de lá que virão as folhas e mais tarde as flores da planta.

3- Em seguida, devemos acrescentar substrato, certificando-se de que o pote esteja quase completamente cheio. É aconselhável que o nível do substrato seja um centímetro ou mais abaixo da borda do vaso, pois desta forma, quando o regamos, não perderemos água.

4- Finalmente, precisaremos apenas de água. Você tem que fazer isso pouco a pouco, caso contrário a água cairia com muita força, fazendo com que parte do substrato saísse do pote.

Outra opção é regar pelo método da bandeja ou prato. Encha a bandeja com água, coloque a panela dentro e espere que à terra absorva o precioso líquido, algo que pode demorar alguns minutos.

Desta forma, não vai demorar muito para acordar e é certo que muito mais cedo do que você pensa, as folhas começarão a sair. Na verdade, eles geralmente o fazem após 7-10 dias, desde que o solo seja mantido ligeiramente úmido.

como plantar dalia em vaso

Cuidados com Dálias

Não gostaria de terminar este artigo sem lhe dizer como cuidar de suas dálias doravante, agora que você os tem em vasos. Escreva estas dicas e você verá como é fácil tê-las:

Localização: é importante que eles estejam ao ar livre, em uma área onde recebam luz direta do sol pelo menos 4 horas por dia.

Rega: água 2-3 vezes por semana, menos se chove com frequência ou se é inverno. Faça isso logo pela manhã, ou melhor, no final da tarde, assim terá mais tempo para se hidratar.

Fertilização: durante a floração é interessante fertilizá-las com um fertilizante para plantas de flores ou bulbos, seguindo as indicações especificadas na embalagem.

Poda: Não necessita de poda. Basta cortar as folhas secas e as flores murchas com tesouras previamente desinfetadas.

dalia flor

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário