Início » Flores » Como Cultivar Hortênsias Azuis Passo a Passo

Como Cultivar Hortênsias Azuis Passo a Passo

Neste guia vamos explicar como cultivar hortênsias azuis. Leia o guia completo e você terá suas hortênsias azuis facilmente, você verá que o processo não é nada complicado.

hortensias azuis jardim

Característica Principia Hortênsia Azui

As hortênsias são um dos arbustos ideais para crescer em vasos, desde que seja um grande recipiente e nós fornecemos os cuidados de rega necessários. É uma planta que em sua idade madura e no solo, dizem, pode absorver até 40 l de água por dia, o que seria sua principal exigência. Eles também gostam de meia sombra no verão, mas o pleno sol no resto do ano. Mas vamos passar ao que você veio buscar nesta nota: mudar ou manter a cor da hortênsia.

A hortênsia é basicamente uma planta que gosta de solos ácidos, embora possa se adaptar a solos alcalinos e é aqui que a cor que se intensificará na planta é determinada. Para um guia rápido, você deve saber que quanto maior a acidez, mais azul e mais intensa e quanto menor a acidez, mais branca ou mais descolorida.

Um pH entre 4,0 e 5,5 dará hidrângeas azuis.
Um pH entre 6,0 e 6,5 dará hidrângeas cor-de-rosa.
Um pH em torno de 8,0 nos dará hortênsias brancas.

Quando se trata de mudar a cor das hortênsias, a chave é experimentar. Embora tenhamos diretrizes básicas que nos dizem os requisitos de pH do substrato e os minerais que a hortênsia precisa para produzir uma determinada cor (basicamente seu conteúdo de alumínio), há infinitos elementos que podem fazer com que nossa experiência não funcione.

É muito importante saber que qualquer modificação que você queira fazer para mudar a cor de suas hortênsias deve ser feita pelo menos dois meses antes da época de floração.

hortensias azuis em vaso

Como Cultivar Hortênsias Azuis

Como dissemos anteriormente, a obtenção da cor azul em uma hortênsia depende primeiramente do pH do substrato que deve ser ácido (entre 4,5 e 5,5). O outro fator é o alumínio, que só pode ser absorvido se tivermos um pH suficientemente ácido.

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar a acidez do solo e, se não for, torná-lo ácido adicionando, por exemplo: ácido cítrico, vinagre, sulfato de ferro e assim por diante.

Uma vez atingido nosso objetivo de obter o pH abaixo de cinco, é hora de aplicar o sulfato de alumínio. A proporção para prepará-lo é dissolver 10 g de sulfato de alumínio em 5 l de água e regar a hortênsia com esta água duas vezes por semana cerca de 60 dias antes da floração.

Você deve saber que somente as hortênsias podem tolerar um excesso de sulfato de alumínio, este produto não é adequado para uso em outras plantas. Também é ideal utilizar água da chuva, embora o sulfato de alumínio neutralize em grande parte o calcário da água da torneira.

Ao fertilizar, escolha fertilizantes ricos em potássio e baixos em nitrogênio e fósforo.

Este tratamento servirá tanto para manter a cor da hortênsia azul que você acabou de comprar como para tornar uma hortênsia rosa azul.

Finalmente, deve-se notar que você pode comprar um produto chamado “agente azulado de hortênsia” diretamente de um viveiro, mas você ainda precisará verificar o pH do solo.

como cultivar hortensias azuis

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário