As begônias são um gênero de mais de 1500 espécies, muitas das quais são utilizadas na jardinagem. Estas plantas são conhecidas por serem fáceis de cultivar e por suas flores que apresentam uma distinta, bela e ampla gama de cores. Continue lendo e aprenda como cultivar begônias em vasos.
Tipos de Begônias
Das mais de 1.500 espécies de begônias, cerca de 150 variedades são utilizadas na jardinagem. Dependendo do tipo de raiz, os 3 tipos seguintes podem ser distinguidos: rizomatosa, tuberosa e fasciculada.

Rizomatosas Begônias
Se caracterizam por ter um caule subterrâneo que serve como órgão de reservatório.
Estas variedades precisam de uma temperatura média superior a 15° C. Eles têm melhor desempenho sob luz indireta e só devem ser regados se a camada superior do solo estiver seca.
Begônias Tuberosas
Sua raiz é um tubérculo, idêntico a uma batata. Elas perdem suas folhas durante as altas temperaturas, mas brotam novamente no outono.
Durante o verão, os tubérculos devem ser retirados e mantidos em um local com temperatura moderada e clima seco. Então você pode plantar novamente, uma vez que o verão tenha terminado. As begônias tuberosas precisam de muita luz durante o inverno, mas nunca devem ser expostas à luz direta do sol.
Uma coisa a ter em mente sobre o plantio de begônias tuberosas é que elas precisam de uma temperatura de cerca de 13 °C, precisando de mais 5 °C para iniciar a floração.
Begônias com Raízes Agrupadas
Suas raízes secundárias crescem ao mesmo ritmo que sua raiz principal.
Somente os semperflorens, mais conhecidos como flor de açúcar, podem resistir à exposição direta ao sol durante qualquer estação do ano. O restante das variedades deve ser mantido em boa luz e só deve ser exposto à luz direta do sol durante o outono e o inverno. Isto ajudará a manter uma temperatura equilibrada, que deve ser superior a 10° C.
Recomenda-se regá-los uma vez por semana no inverno, enquanto no verão deve ser mantida uma boa umidade.
Como Cultivar Begônias em Vasos
Com relação ao cultivo, existem begônias que são semeadas a partir de sementes e outras que são semeadas a partir de tubérculos. As begônias que são semeadas a partir de sementes geralmente são menores e precisam de mais cuidados do que as semeadas a partir de tubérculos.
Estes são os passos para cultivar begônias em vaso, passo a passo:
1- As sementes e bulbos devem ser plantados em vasos, especialmente aqueles que não têm muita profundidade e, se possível, que são de plástico.
2- Você deve plantar quantas quiser, tomando a precaução de colocá-las em uma janela para que apanhem um pouco de sol.
3- Duas ou três semanas depois, as begônias devem mostrar suas primeiras folhas.
4- Este é o momento certo para transplantá-los para o jardim (se você não quiser mantê-los em vasos).
5- Para isso, buracos de 10 centímetros devem ser cavados à sombra, independentemente de quão perto estão um do outro, pois se dão muito bem.
6- Após o processo de transplante, para evitar que as raízes apodreçam, elas devem ser regadas a cada dois dias ou quando o solo estiver completamente seco.
7- Finalmente, quando estiverem maduras, as begônias devem ser podadas duas vezes ao ano.

Como Cultivar Begônias em Vasos: Solo
Você deve ter em mente que para o processo de como plantar begônias em vasos, você precisa de uma combinação adequada de substrato. Deve ser 2/3 de turfa e 1/3 de mistura sem solo. Você também deve adicionar um fertilizante líquido 20-20-20 à sua mistura. A turfa dará à begônia a acidez que ela precisa e melhorará a drenagem.
Se você vai usar o solo ao ar livre, então você deve acrescentar muita turfa e matéria orgânica para que as begônias cresçam sem nenhum problema.
Como Cultivar Begônias em Vasos: Dicas para o Cuidado
Se você planta begônias em um jardim, então você deve manter o solo em boas condições. É por isso que se deve puxar as ervas daninhas à mão ou também se pode evitar que elas cresçam por cobertura morta do solo. No entanto, a cobertura vegetal torna-se ainda mais retentiva à umidade e a irrigação precisa ser reduzida.
Você deve usar um fertilizante líquido mensal de 20-20-20 ou usar um pouco de composto e turfa para melhorar seu desempenho.
