Início » Flores » Como Armazenar Bulbos de Tulipas – Passo a Passo

Como Armazenar Bulbos de Tulipas – Passo a Passo

As tulipas são plantas bulbosas da família dos lírios que produzem algumas das flores mais bonitas e atraentes do mundo da jardinagem. Com mais de 5.000 variedades, híbridos e cultivares existentes hoje, está flor tornou-se um símbolo da Holanda, onde seu cultivo se tornou especialmente popular. Saiba tudo sobre como armazenar os bulbos de tulipas neste artigo.

Como Armazenar Bulbos de Tulipas Passo a Passo

Com tulipas, a recomendação geral é sempre de manter o bulbo plantado durante todo o ano para que sua floração seja então a mais espetacular possível. No entanto, pode acontecer que tenhamos adquirido os bulbos muito cedo ou que o tempo esteja muito frio, tornando necessário mantê-los fora do solo ao ar livre.

A época ideal para plantar os bulbos de tulipas é no outono. Além disso, os bulbos não toleram temperaturas abaixo de -10 °C no solo, portanto, se os adquirimos na primavera ou se vivemos em uma área com invernos muito frios, precisaremos armazenar os bulbos até um tempo mais ideal para eles.

Também é possível que tenhamos que remover nossos bulbos plantados para colocá-los sob a cobertura das semanas mais frias do inverno. Em qualquer caso, se você estiver se perguntando como preservar adequadamente os bulbos de tulipas, siga estes passos:

1- Corte os caules: use tesouras de poda devidamente esterilizadas para cortar os bulbos de tulipas plantadas quando suas flores já tiverem morrido. Isso evita que a planta desperdice energia na manutenção de peças que, de qualquer forma, morreriam em breve. Corte o mais próximo possível do solo, mas corte apenas o caule, não as folhas.

2- Esperar que as folhas sequem e amarelem: isto leva cerca de seis semanas para ocorrer, durante as quais o bulbo terá armazenado energia do sol graças a suas folhas. Durante este tempo, reduzir a rega das tulipas para evitar problemas de apodrecimento. Use uma pá para soltar o solo ao redor do bulbo e finalmente remova-o cuidadosamente.

3- Remova as raízes e as folhas: a esta altura, elas já devem sair facilmente com a mesma mão, sem necessidade de recorrer a tesouras. Mesmo assim, se elas não saírem, use uma ferramenta de poda esterilizada, a mesma com a qual você deve cortar o que resta do caule o mais próximo possível da base do bulbo, mas sem danificá-lo.

4- Limpar os bulbos: remover cuidadosamente qualquer sujeira, pó, sujeira, ou qualquer outra coisa com papel de cozinha.

5- Procure os bulbos em mau estado: um bulbo de tulipas deve ser dura e lisa. Se você vir áreas macias ou marrom escuro, isto indica problemas de apodrecimento. Você pode descartar o bulbo diretamente ou tentar limpar a área afetada com seu papel, toalha. Você pode até mesmo podar a parte afetada se ela não for muito grande.

6- Armazene os bulbos em local fresco e seco por cerca de 48 horas: eles não devem ser expostos à luz solar ou umidade, qualquer um dos quais pode causar apodrecimento.

7- Embrulhe cada bulbo em um jornal: faça isso separadamente e escolha onde armazená-las. Você pode pendurá-las em uma rede típica de cebola ou batata em uma sala fria e escura como uma garagem, em um armário ou, se seu clima for muito quente, no refrigerador. Entretanto, esteja atento às recomendações abaixo se escolher a última opção.

Verifique regularmente o estado de seus bulbos e se elas estiverem muito murchas ou secas, então pulverize um pouco de água sobre elas para que mantenham níveis mínimos de umidade e não morram. No outono, mas antes da chegada da primeira geada, você pode plantá-los novamente.

como armazenar bulbos de tulipas

Preservação Dos Bulbos de Tulipas: Erros Comuns

Cuidado com esses erros comuns ao preservar os bulbos e os perigos que elas podem representar:

Não as Armazenar no Refrigerador é um Erro.

Um dos erros mais comuns é acreditar que os bulbos não podem ser guardadas no refrigerador. Podemos fazê-lo, e em alguns climas, é a coisa mais aconselhável a fazer, mas algumas diretrizes devem ser seguidas.

A primeira e mais importante é não as armazenar com outras frutas ou vegetais, que emitem etileno, um gás que mata os bulbos de tulipas. O outro requisito importante é mantê-las longe da luz do refrigerador, por isso devem ser protegidas em uma gaveta opaca.

Não Fornecer Umidade a Eles é um Erro Muito Grave

O outro erro comum é não lhes proporcionar nenhuma umidade, pois o bulbo está vivo e precisa de uma certa quantidade de umidade. Se passar muito tempo e seus bulbos parecerem estar piorando, use um pulverizador de água para lhes dar alguma umidade, mas troque o jornal depois disso.

Quanto Tempo Duram os Bulbos de Tulipas?

Depende de cada planta e das condições específicas de armazenamento, mas geralmente os bulbos podem resistir entre 6 e 12 semanas se cuidarmos bem de todo o processo. É muito provável que o prolongamento do tempo do bulbo fora do solo acabe mal, pois ele terá se deteriorado muito e, certamente, não será mais capaz de crescer e desenvolver a planta.

armazenar bulbos tulipas

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário