Plantas pertencentes à grande variedade da família Primulaceae. Está geograficamente distribuída de uma forma muito particular; porque é extensa, mas, em simultâneo, é limitada. Ou seja, nem todas as suas variedades são encontradas em todos os lugares. Saiba tudo sobre ciclame como cuidar.
Em épocas de baixas temperaturas, a maioria das plantas não consegue cumprir sua função decorativa; mas o cíclame é diferente. Suas belas cores duram mesmo nestes tempos. É por isso que adquiriu grande valor na área de jardinagem e decoração de interiores.
Esta planta é de tamanho médio. Seus caules são encontrados sob o solo, deixando visíveis apenas suas flores verdes (claras ou escuras que podem variar de forma) e acima delas, suas flores; que podem ser de diferentes tamanhos e cores de acordo com sua variedade (branco, vermelho, rosa, roxo claro ou roxo escuro…)
É conhecida em quase todas as regiões do mundo como Ciclamen, Violeta, Artanita e Pão de Porco.

Ciclame Como Cuidar Desta Planta
Antes de plantar, é preciso primeiro conhecê-lo. O ciclamen é uma planta perene ou anual de tubérculos; ou seja, tem fortes caules de metrô que têm sua própria reserva de nutrientes. Neste sentido, é ideal para plantio no solo (espaços abertos), bem como em vasos e recipientes (espaço aberto ou fechado).
Esta planta é venenosa. É necessário colocá-la fora do alcance das crianças e de todo tipo de animais de estimação; já que pode causar convulsões graves, vômitos, diarreia…
Esta espécie pode ser encontrada em qualquer viveiro, não há falta dela (geralmente). Ou você pode cuidar da planta desde seu nascimento, seja através de sementes ou plantando seu caule.
Em qualquer uma das técnicas a serem aplicadas, é muito importante preparar o solo, adicionando fertilizante orgânico e misturando-o. Este tipo de planta se desenvolve muito melhor nos materiais. A razão disso é que elas são menos suscetíveis à umidade. Esta é a razão:
Arranje um vaso de tamanho médio e depois coloque cerca de 4-5 cm de casca de coco no fundo, para evitar o murchamento.
Em seguida, acrescente o solo previamente preparado para que, quando medido, esteja em boa posição. Isto é, nem muito profundo, nem muito saliente. Para isso, pode-se adicionar ou remover à terra até que esteja perfeitamente localizada.
Adicione o restante da terra até que cubra o caule e aplique um pouco de pressão com as mãos para segurá-lo.

Variedade Cyclamen
Talvez você tenha lido ser difícil que seja dado corretamente. Entretanto, esta é uma planta que requer cuidados específicos (que não é muito complicada) para manter um bom estado e um desenvolvimento efetivo, especialmente quando obtida a partir de sua germinação.

Ciclame Como Cuidar: Luz Solar
Este tipo de planta não pode receber sol direto. Ela precisa de contribuições de luz indireta. Por esta razão, é importante plantá-la em um local adequado; isto poderia ser perfeitamente sob a sombra de uma árvore.
Ciclame Como Cuidar: Rega
Por ser uma planta protegida por fatores como a brisa muito forte e a luz direta, suas raízes tendem a apodrecer; por esta razão, não é possível regá-lo com tanta frequência. Com 3 dias por semana de rega, será suficiente mantê-la hidratada e também evitar tal apodrecimento. Isto deve ser feito com mais cuidado durante o período de floração, quando ela mais precisa dele.
Também é importante regá-lo com uma quantidade moderada de água, para que não prejudique a planta. Isto pode ser feito facilmente com a mangueira ou com o regador, desde que as cachoeiras caiam diretamente sobre o substrato e nunca sobre as folhas.

Ciclame Como Cuidar: Solo
Um solo rico em nutrientes, ligeiramente úmido, e com boa drenagem não pode faltar. A acidez dos solos com calcário deve ser controlada porque não tolera muito bem.
Ciclame Como Cuidar: Clima
Algumas variedades podem tolerar temperaturas extremamente altas. Entretanto, elas apreciam climas neutros. Isto pode ser conseguido de diferentes maneiras. Por exemplo, o clima neutro: se o clima é muito frio, proteja-o dentro de sua casa.
É delicado em termos de extremos de temperatura, principalmente a seca.
Fertilizante
Para otimizar a saúde de nossa planta, recomendamos a aplicação de fertilizante uma vez por mês.
Após o ano de floração, a planta começará a produzir flores menos luxuosas. No entanto, ela permanece decorativa e pode durar muito tempo. Este processo deve ser estimulado através da aplicação de fertilizante, ou arrancando folhas murchas toda vez que elas aparecem.
Ciclame Como Cuidar: Pragas e Doenças
As violetas raramente parecem doentes. Se você cuidar bem dela, você vai apreciá-la mostrando uma resistência impressionante. Entretanto, o excesso de umidade e a falta de nutrientes podem causar condições como fungos, amarelecimento da cor da folha, perda de floração… É aconselhável estar atento a quaisquer mudanças que você possa experimentar; pode indicar condições suaves ou severas.
Pó branco ou oídio: esta doença é muito comum neste e em outros tipos de plantas. Para identificá-la, olhe para as folhas. Geralmente, um pó branco aparece em forma de estrela em sua superfície; mais tarde, elas ficam amarelas e se perdem.
Fusarium: uma das principais causas desta doença é que o ciclame tem demasiada matéria orgânica. Embora pareça incrível, é um exemplo perfeito de que os excessos não são convenientes.
É identificado por uma espécie de bolor rosa, causado por um fungo, que causa sintomas semelhantes aos do Oidis: amarelamento e murcha nas folhas. Finalmente, se a planta não for tratada a tempo. Ela será completamente perdida.
Tripes: menos frequente nesta planta, mas ainda não isenta. É uma praga conhecida, caracterizada por pequenas manchas avermelhadas nas folhas. Elas não são difíceis de eliminar, desde que sejam identificadas a tempo. Para isso, o uso de inseticidas será suficiente.
Se as lagartas estiverem presentes, é recomendável eliminá-las manualmente e descartá-las.

Aconselhamento e Recomendações
Pode ser aplicado no solo, com cascalho decorativo. Isto lhe dará um toque muito mais marcante e elegante.
Use luvas para não machucar as mãos.
Se você deseja obtê-lo diretamente da semente, o procedimento é o mesmo.
É muito importante verificar se o vaso tem buracos no fundo.
Não é recomendável usar a placa com água para hidratá-la. Isto fará com que a planta a absorva constantemente e pode causar uma sombra amarelada em suas folhas.
Durante o verão, recomenda-se dar à planta algum tempo para descansar (se ela já tiver passado o período de floração) onde ela é pouco regada e apenas para não deixá-la secar. Depois, replantá-la como se fosse a primeira vez no outono.
