Início » Cultivo e Jardinagem » Babosa Aloe arborescens – Guia Completo

Babosa Aloe arborescens – Guia Completo

A Babosa Aloe arborescens tem lindas flores grandes, folhagem atraente, uma forma decorativa e é muito fácil de cultivar. É também para quem quer estocar seus jardins de ervas com plantas curativas. Saiba tudo sobre babosa Aloe arborescens neste artigo.

Descrição Aloe arborescens:

Aloe arborescens é uma espécie de planta suculenta da família das Aloáceas. Ela é originária da África do Sul, com um caule ereto e ramificado, com folhas espinhosas e grandes, de cor verde-escura. A planta produz flores grandes e vermelhas ou amarelas, que aparecem em grupos no topo do caule.

A babosa Aloe arborescens é uma planta muito versátil e pode ser cultivada em diferentes condições climáticas, desde que tenha sol suficiente. Ela é resistente ao frio e pode tolerar temperaturas de até -4 °C., além disso, a planta é relativamente fácil de cuidar e pode ser cultivada tanto em vasos quanto em jardins.

Além de ser uma planta ornamental atraente, a babosa Aloe arborescens também é conhecida por seus benefícios medicinais. O suco das folhas da planta é utilizado em medicamentos para tratar queimaduras, ferimentos e outras condições da pele. Além disso, o suco da Aloe arborescens também é usado como laxante natural e para tratar problemas digestivos.

Se você quiser saber mais sobre as diferentes espécies de Aloe, recomendo que leia nosso artigo sobre os tipos de babosa que podem ser ingeridas.

Folhas Aloe arborescens:

Aloe arborescens tem grandes e coloridos espigões de flores são carregados em abundância durante os frios meses de inverno africanos (maio – julho), iluminando um jardim de inverno ríspido.

O laranja intenso é a cor mais comum, mas há também formas amarelas puras, e uma forma bicolor incomum de laranja intenso (quase vermelho) e amarelo. A inflorescência geralmente não é ramificada, e de uma única roseta surgem de duas a várias. Como todos os aloés, as flores produzem néctar e são atraentes para muitos tipos de pássaros, particularmente beija-flores pequenos e coloridos, que flamejam de flor em busca de néctar. As flores de Aloe arborescens também atraem as abelhas.

babosa aloe arborescens in the garden
Flores de Babosa Aloe arborescens.

Aloe arborescens ou Aloe Do Natal

A Babosa Aloe arborescens é uma variedade de aloés; suculento, perene e florido. É endêmico na parte sudeste da África Austral e, embora tenha se adaptado a muitos habitats diferentes, seu habitat geralmente consiste em áreas montanhosas, incluindo afloramentos rochosos e cristas expostas.

Um rápido olhar sobre suas características:

Aloe arborescens prefere estar em pleno sol.

Ela tolera bem o frio até -4 °C.

A Babosa Aloe arborescens cresce entre 2 – 3 m de altura. Cresce até 2 m horizontalmente.

Para que ele se desenvolva bem em casa, Aloe arborescens precisa de luz solar direta.

Reprodução por perfilhadores, mas também por sementes e estacas.

Aloe arborescens prefere climas quentes e secos. Necessita de um pouco menos de água do que o resto dos aloés.

A Babosa Aloe arborescens não é tóxico para os humanos, mas pode ser tóxico para cães e gatos.

Aloe arborescens deve ser plantado em maio/junho e floresce nesses mesmos meses.

Cuidados e Reprodução Babosa Aloe arborescens

Cuidados:

A Babosa Aloe arborescens é uma planta muito fácil de manter, mas se tivéssemos que mencionar um aspecto chave para este aloe seria leve, pois é uma das variedades de aloe que requerem luz mais direta.

Aloe arborescens toleram bem as condições internas das casas e ambientes secos e, embora se desenvolva muito bem em temperaturas de 20 a 30 °C se quisermos incentivar sua floração, devemos dar-lhes um pouco de inverno com temperaturas não superiores a 10 °C.

Regas:

O Aloe arborescens é um dos aloés mais sensíveis ao excesso de água, digo isto a partir da experiência de matar uma bela planta por excesso de irrigação. Usaremos o método “encharcado e seco”, deixando o solo secar completamente entre as regas.

Se vamos dar à planta um inverno, com temperaturas abaixo de 10 °C, é melhor regar com menos frequência, já que a planta está em repouso e inativa.

Onde plantar Babosa Aloe arborescens:

O Aloe arborescens é uma planta fácil e gratificante de cultivar, um aloe perfeito para um jardim em muitos países onde as temperaturas não caem abaixo de -4 °C e o clima é principalmente seco.

É uma planta de jardim muito popular em muitos países, cultivada principalmente como planta ornamental ou sotaque, mas é também uma planta excelente e impenetrável de sebe.

Como já dissemos, é um aloé que deve ser plantado onde recebe sol direto e muito dele, seja em casa ou ao ar livre. Use solos bem drenados e se plantado em vasos, use vasos grandes que permitam que a planta desenvolva bem suas raízes.

babosa aloe arborescens care garden
Babosa Aloe arborescens no Jardim.

Propagação Babosa Aloe arborescens:

A Babosa Aloe arborescens se reproduz principalmente por dois meios: sementes e estacas.

As estacas nascem na base do tronco. Estas pequenas rosetas novas são geralmente presas ao pai por um pequeno estolho de metrô e podem já ter raízes, que devem ser mantidas para fins reprodutivos. As estacas da parte superior da planta também podem ser usadas, mas como não estão enraizadas, são mais difíceis de serem usadas.

Como as estacas muito pequenas são difíceis de enraizar, elas não devem ser removidas para plantio até que suas folhas tenham começado a se abrir na forma de roseta característica.

As estacas geralmente enraizarão em duas a três semanas em uma mistura padrão de substrato e se alguma areia grossa for aspergida na base da roseta para evitar o apodrecimento. Até que as estacas estejam bem estabelecidas, elas devem ter luz brilhante sem luz solar direta e devem ser regadas com parcimônia, apenas o suficiente para umedecer a mistura do vaso, permitindo que os dois terços superiores da mistura sequem entre a rega.

Usos Aloe arborescens:

Dados de laboratórios independentes nos Estados Unidos mostraram que a Babosa Aloe arborescens contém moléculas que possuem a mais alta atividade imunomoduladora (substâncias que afetam o sistema imunológico). O complemento completo de carboidratos complexos e outros fitonutrientes (nutrientes derivados de material vegetal) também estão presentes para ajudar a alcançar o máximo de benefícios à saúde.

Estudos recentes da Universidade de Maribor na Eslovênia mostraram que o Aloe arborescens e o Aloe barbadensis têm uma eficiência antimicrobiana maior do que outras espécies de Aloe. Pesquisas também indicaram que ele tem mais propriedades do que outras variedades de aloe para o câncer e outros tratamentos tumorais.

babosa aloe arborescens flor
Babosa Ornamental.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário