Início » Cultivo e Jardinagem » Aloe aristata Como Cuidar – Guia Completo

Aloe aristata Como Cuidar – Guia Completo

Aloe aristata cresce até 20 cm de altura e mais ou menos o mesmo diâmetro. Saiba como cuidar Aloe aristata.

Do final da primavera ao início do verão, produz caules longos, de até 50 cm de altura, com flores vermelho alaranjadas no final. Estas flores são tubulares e têm até 4 cm de comprimento.

Graças à sua simetria é uma planta perfeita para decorar, também não tem um tamanho nem muito pequeno, nem muito grande para que possamos colocá-la, desde a borda de uma janela até como uma peça central.

É outra planta única que merece o devido cuidado.

Este aloé é resistente à geada; até -17 °C e tem folhas que imitam uma Haworthia. Ao contrário da maioria dos aloés, este cresce particularmente rápido.

É uma planta sem caule, que produz folhas triangulares sob a forma de rosetas densas.

As folhas são verdes escuras e têm saliências brancas, em forma de dente, em todas as folhas, com bordas serrilhadas, que são em forma de diamante quando vistas em perfil e triangulares quando vistas verticalmente e têm uma extremidade “em forma de rosca”.

Pertence ao gênero vegetal “Aristaloe”, sendo nativo da África do Sul. Assim como Aloe chinensis, Aloe aristata é a única espécie do gênero “Aristaloe”.

Um rápido Olhar Sobre Suas Características:

    Esta planta prefere estar em pleno sol e sombra parcial.

    Resiste ao frio extremo prolongado. Sensível ao calor extremo.

    Cresce até 20 cm de altura e 15 cm de largura.

    Pode ser cultivada dentro de casa se receber luz suficiente.

    Reprodução por hijuelos.

    Prefere climas quentes e secos. Resistente ao frio. Pode suportar até -17ºC.

    Necessidade típica de água para um Aloe. A ponta de suas folhas adverte sobre o excesso de água.

    Não tóxico para humanos e animais.

    Inativo no verão. Cresce ativamente no inverno.

aloe aristata no jardim

Cuidados e Reprodução Aloe aristata

Aloe aristata Como Cuidar

Aloe aristata é o complemento perfeito para um jardim em miniatura. Cresce rapidamente, com rosetas formando cachos. Cuidado com as flores cor-de-rosa que aparecem no verão. Suas flores podem atrair pássaros e abelhas para o jardim, o que o tornará ainda mais animado.

aloe em vaso flor

Regas:

O Aloe aristata tem necessidades típicas de rega para um aloe, mas pode ser sensível à rega excessiva. É melhor usar o método “encharcado e seco” e permitir que o solo seque completamente entre as regas.

Evite pulverizar com esta planta, pois suas folhas estão próximas umas das outras e uma pequena concentração de água entre as folhas pode ser mortal.

Onde Plantar Aloe aristata:

Este aloe é resistente ao frio, mas se você vive em uma área muito fria, é melhor plantar este aloe em um vaso que possa ser trazido para dentro de casa quando as temperaturas caírem abaixo de zero.

Ele faz bem ao sol parcial à sombra parcial. Se você o tiver em casa, coloque-o em uma sala que receba muita luz solar, como perto de uma janela voltada para o sul (se estiver no hemisfério norte).

Reprodução Aloe aristata:

O método mais fácil de reproduzir o Aloe aristata é através de perfilhos. Estes perfilhos podem ser facilmente puxados para fora na primavera, no momento do transplante.

aloe aristata em vaso

Mudas:

Puxe-as da base da planta. Se possível, procure os perfilhos que já começaram a formar rosetas de folhas.

Plante estas plantas jovens na mesma mistura de cactos utilizada para a planta principal. Elas devem ser plantadas a uma profundidade de 2 centímetros e cobertas com uma aspersão de areia ou perlite. Isto ajuda a reduzir o apodrecimento.

Colocar as mudas fáceis de cultivar longe da luz direta do sol e da água moderada. Dentro de algumas semanas, você deve começar a notar um novo crescimento.

Usos Aloe aristata:

Esta planta de tamanho pequeno parece ótima sozinha em uma prateleira ou mesa pequena. Você também pode plantá-la com outros aloés ou suculentas em um agrupamento, jardim de pedras ou plantadora grande para criar uma vitrine de plantas suculentas de baixa manutenção.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário