Alguns vegetais são muito resistentes ao frio, pelo que podemos facilmente continuar a plantar e a cultivar em dezembro em Portugal e continuar durante todo o inverno. Além disso, algumas plantas precisam do frio para ativar o seu crescimento. Neste artigo mostramos-lhe o que semear, o que colher e o que plantar em dezembro em Portugal na horta.
Não temos de esperar pela chegada do inverno para nos prepararmos, porque não teremos tempo de condicionar o solo para não estar suficientemente frio para receber as colheitas. Assim, acrescentamos também informações sobre como evitar danos causados pela geada à cultura com diferentes métodos.
O Que Semear em Dezembro em Portugal
Começamos com as plântulas e para isso temos de procurar sementes de qualidade para obter excelentes resultados.
Se estivermos numa zona onde faz frio, mas não demasiado frio (ventos gelados), estes vegetais conseguirão resistir a estas condições meteorológicas inclementes. Vamos ver o que semear em dezembro em Portugal. Deixamos o link para cada um dos nossos postos a explicar como plantar e cuidar destas culturas.
- Alface, alface-americana, alface-romana longa e Lolo Rossa
- Rabanete
- Beterraba
- Espinafre
- Alho-francês ou alho-poró (excepto nas Zonas 3 e 4, que dezembro e ótimo para a colheita)
- Endive
- Rúcula
- Em geral, os chamados “legumes de ciclo curto” são uma boa escolha para a sementeira de dezembro em Portugal.
Também, temos as clássicas culturas de inverno, ideais para a semeadura em dezembro.
- Favas
- Acelga, especialmente acelga amarela
- Ervilhas
Finalmente, acrescentamos as plantas de fruta e vegetais mais resistentes ao frio, como, por exemplo:
- Cebolas
- Tomate – diferentes variedades como Montserrat, Muchamiel, tres cantos, corazón de buey.
- Berinjelas pretas e cor-de-rosa,
- Couves
- Cenouras
- Alho
- Batatas
Pode diferir nas ilhas da Madeira e dos Açores, que constituem a região portuguesa de cultivo 5, onde o tomate pode ser semeado em dezembro.
Outubro e novembro em Portugal são meses ideais para semear alho nas zonas 2 e 3. Para os jardineiros que ainda não começaram a semear alho, dezembro é a última oportunidade de semear alho em Portugal.
A semeadura do alho é uma atividade muito simples, pode ser feita diretamente no solo, dente por dente separado um do outro por pelo menos 10 centímetros, colocando o dente de alho com o rebento virado para cima. Dentro de 190 dias verá os resultados, um fruto de ótima qualidade. O alho é colhido em maio, junho e julho e produz um fruto suculento e carnoso. É uma planta que vale a pena semear no inverno devido à sua resistência, e o dente de alho precisa de um estímulo frio para criar raízes.
O inverno é a melhor estação para plantar batatas e cebolas. É um dos vegetais mais versáteis para cultivar.
Como sempre mencionamos, podemos iniciar as plântulas de forma abrigada e, uma vez desenvolvidos os caules, podemos movê-los para o exterior e plantá-los no solo.
O Que Plantar em Dezembro em Portugal
Uma boa estratégia para um elevado rendimento das culturas e tempos de crescimento mais curtos é a utilização de plantas crescidas em excesso, semi-desenvolvidas, que também serão mais resistentes ao frio. As culturas rústicas são susceptíveis de resistir ao frio se já tiverem força de caule e estiverem firmemente enraizadas no solo.
No inverno, e em particular em dezembro em Portugal, é muito favorável ao crescimento conforme a área em que vivemos.
O que plantar em dezembro em Portugal? Em dezembro pode plantar chicória, alho-poró, beterraba, aipo, borragem, couve, repolho, escarola, espinafres de inverno, nabos, rutabagas, nardo, brócolos porque o clima atlântico favorece o crescimento destas culturas.
Da mesma forma, sob o clima continental que cobre as zonas interiores que não são influenciadas pelo mar, o mesmo tipo de vegetais cultivados nas zonas climáticas atlânticas também pode ser cultivado em dezembro.
Por outro lado, no clima mediterrânico, o número de vegetais e legumes que podem ser cultivados é maior porque são adicionados aos que podem ser cultivados noutros climas: batatas, cenouras, alface-romana de 4 estações e folha de carvalho, ervilhas, favas, couve-flor e pastinaca (pastinaga, cherivia, cheruvia).
Árvores de fruto: O que plantar em dezembro em Portugal? No inverno não podemos esquecer as árvores de citrinos, mesmo que tenhamos de procurar espaço no pomar para o seu cultivo, que pode ser em grandes vasos com bom fertilizante e cuidados especiais na esperança de obter fruta de qualidade. Estes incluem limão galego e limão siciliano, laranjas e tangerinas. Mas também nos podemos atrever a plantar maçã, pera e kiwi em dezembro em Portugal. Deixamos o link para cada um dos nossos artigos sobre como plantar e cuidar destas culturas.
Ervas Aromáticas: O que plantar em dezembro em Portugal? As ervas aromáticas também têm o seu lugar na nossa horta porque já crescem para nos oferecer variedade. Neste mês de dezembro pode plantar salsa.
Leitura Recomendada Como Fazer Uma Horta Biológica em Casa Passo a Passo
O Que Flores Plantar em Dezembro em Portugal
As flores que podemos plantar em dezembro em Portugal são principalmente bulbos de tulipas e narcisos, que requerem o tempo frio para se tornarem ativos. Dezembro é a última oportunidade para plantar tulipas e narcisos que florescerão no próximo mês de abril.
Também podemos plantar em dezembro em Portugal: Alelis, Cravo de Defunto, Antirrhinum majus (boca-de-dragão), Lupines, Pensamento (Pansy), Petúnia, Viola
O Que Colher na Horta em Dezembro

Zonas 1 e 2 – O Que Colher na Horta em Zonas 1 e 2 de Portugal
- Brócolos
- Canónigos
- Couve flor
- Ervilha
- Espinafre
- Fava (só zona 1)
Zonas 3 e 4 – O Que Colher nas Zonas 3 e 4 de Portugal
- Acelga
- Alho-francês
- Brócolos
- Canónigos
- Couve
- Couve-flor
- Espinafre
Cuidados em Dezembro na Horta
Em dezembro há uma grande variedade de vegetais e frutas para plantar, é bom programar as tarefas que precisam de ser feitas para que tudo corra conforme o planeado durante o inverno.
- Adquirir sementes de qualidade
- Rever os instrumentos que já temos na nossa posse e adquirir aqueles de que necessitamos para o cultivo de dezembro.
- Tenha as ferramentas necessárias para estar confortável no jardim ou na estufa quando estiver no meio da sementeira.
- Planejara proteção que daremos às nossas culturas no inverno, especialmente às plantas mais vulneráveis, aquelas jovens plantas que não podem ser deslocadas para a estufa.
- Lembre-se que é muito importante aplicar composto no solo para proteger as plantas do frio para evitar o seu congelamento.
- Se estamos localizados numa área onde o inverno é ameno, então devemos estar alerta para dar ar à estufa para circular o ar e evitar o excesso de umidade.
- Não deixar fendas na estufa e evitar quaisquer fendas através das quais o frio possa infiltrar-se.
- Agradecer aos animais que nos ajudam a proteger o jardim colocando comedouros ou ninhos à vista no caso de aves e casas para joaninhas, por exemplo.
Leitura Recomendada O Que é a Cultura Hidropônica: Importância Para O Meio Ambiente
Proteção no Inverno
Uma das estratégias mais frequentemente utilizadas para proteger as plantas do frio é a utilização de estufas. Podemos encontrar no mercado estruturas baratas, pequenas, fáceis de montar, com prateleiras, que poupam espaço. Se combinarmos o cultivo de legumes em sacos, prateleiras verticais com uma estrutura de proteção como uma estufa, poderemos certamente semear e plantar legumes durante o inverno, com bom sucesso nas colheitas.
Para os jardineiros que não têm espaço suficiente para montar uma estufa, outra opção é proteger as plantas com uma manta térmica. Uma cobertura morta é um tecido de velo de alta densidade e resistente ao tempo, geralmente branco, que protege principalmente o jardim do vento, neve, geada, pássaros e insectos. Mantém a temperatura das culturas acima de um nível crítico. É respirável, permite a passagem da luz e dos raios UV e permeia a chuva. Esta manta térmica é mantida no lugar com estacas ou uma estrutura para a manter no lugar.


Existem diferentes opções de capas de proteção. Mantas abertas isolantes que podem ser colocadas sobre a cultura como esta, recomendamos que se siga o link a este produto. O outro tipo de manta é uma manta cilíndrica e zipada, que pode ser facilmente utilizada para cobrir árvores plantadas no jardim ou grandes vasos. Também pode ver o produto recomendado, seguindo o link.

Outra opção para proteger as culturas de inverno do frio e da geada é cultivá-las dentro de casa. No entanto, devemos verificar a temperatura ambiente, uma vez que as culturas de inverno requerem uma certa baixa temperatura para prosperar.
Para aqueles que crescem dentro de casa ou em estufas, mas precisam de aumentar a quantidade de horas de luz do dia durante o inverno, é aconselhável instalar lampada LED para crescimento de plantas (lampada de crescimento de plantas) como esta, recomendamos que sigam o link. Lembre-se que as horas do dia são fundamentais para certas culturas, tais como o tomate, morangos, etc.
Esperamos que este artigo lhe seja útil para gerir a sua horta durante o inverno e tirar partido da mesma, sabendo o que semear e plantar em dezembro em Portugal.