Você quer saber como plantar o Wasabi? (Eutrema japonicum) Não é uma tarefa tão difícil se você seguir as instruções corretamente! Aprenda o método em detalhes! O cultivo de Wasabi pode ser complicado, pois, esta erva japonesa é muito exigente com seu ambiente, conteúdo de água e umidade. É considerada uma planta difícil de cultivar e manter. Saiba mais sobre como plantar Wasabi organicamente, seus cuidados e exigências lendo o artigo seguinte.
O que é Wasabi?
Wasabi pertence à família Brassicaceae e é originário do Japão. Esta erva é servida popularmente com sushi na forma de pasta, preparada a partir de rizomas moídos.
Todas as partes do Wasabi são comestíveis, as folhas verdes maduras podem ser usadas para fazer “Ohitashi” com sabor de Wasabi, as folhas jovens e tenras são boas para saladas e sanduíches.
O Wasabi também é conhecido por outros nomes, tais como raiz-forte japonesa ou wasábia
Qual é o Sabor do Wasabi?
O sabor do Wasabi é idêntico ao da mostarda ou do rábano. Também é utilizado às vezes como substituto das pimentas. Seu sabor é semelhante ao do rábano ocidental. É quente e ardente por um momento, mas um pouco mais doce e suave do que o rábano, e seu sabor não se prolonga.

Tipos de Wasabi
Às duas principais cultivares são Eutrema japonicum ‘Daruma’ e ‘Mazuma’. Os outros são:
- Wasabia japonica
- Cochlearia wasabi
- Wasabi koreana
- Wasabi tetsuigi
- Eutrema japonica
Conseguir mudas de Wasabi ou sementes de viveiros e centros de jardinagem pode ser uma tarefa difícil, portanto, encomende-as online, onde elas estejam prontamente disponíveis.
Se você tiver as sementes, mergulhe-as na água durante a noite, isto amaciará a cobertura externa e acelerará a germinação das sementes.
Desenhe fileiras na área de plantio, com cerca de 13-15 cm de distância. Semear uma semente por buraco, regar bem e cobrir com terra. Tenha em mente que você precisa manter a umidade constante.
Se você estiver semeando sementes de Wasabi em vasos, plante-as com 5 cm de profundidade e 5 cm de distância.
Você também pode propagar Wasabi a partir de mudas que crescem ao redor da planta-mãe.
Quando Plantar Wasabi
Segundo os cultivadores de Wasabi, o melhor momento para plantar Wasabi é no final do outono até o meio do inverno, pois as sementes de Wasabi precisam de temperaturas frias no inverno para quebrar a dormência.
Se cultivadas em clima quente, o tratamento artificial a frio pode ser usado para germinar as sementes.
Variedades como ‘Daruma’ e ‘Shimane’ germinam bem quando expostas a 5 C durante 2 meses. Para este fim, você pode armazenar as sementes de Wasabi no refrigerador. Plante o Wasabi ao ar livre, quando a temperatura for de cerca de 10-13 C.

Requisitos para Plantar Wasabi
Escolha do Recipiente
Comece o crescimento do Wasabi em um recipiente de 20 cm de profundidade e mais tarde transplante para um ou dois tamanhos maiores. Um pote padrão de 30 cm de profundidade e largura também deve ser ideal, um pote maior como este eliminará a necessidade de replanejamento após um ano.
Localização
Escolha uma área sombreada onde a planta esteja protegida da luz direta do sol. Se crescer em um jardim, plante-o embaixo de uma copa de árvore ou faça sombra com um lençol, ou lona.
O Wasabi cresce melhor em um lugar fresco, úmido e úmido. Um ambiente semelhante é preferido por outras plantas, como samambaias e salsa selvagem.
Solo para Plantar Wasabi
O Wasabi prefere um solo rico em matéria orgânica, solto e friável, com boa drenagem e alguma capacidade de retenção de umidade; a faixa de pH preferida é em torno de 6-7. A areia grossa pode ser adicionada para melhorar a drenagem. Saiba como medir o pH do solo.
Rega
A irrigação profunda regular é necessária para manter o solo úmido e manter a umidade e a frescura ao redor da planta Wasabi. A irrigação excessiva e a manutenção da planta em solo úmido devem ser evitadas para evitar o apodrecimento das raízes, especialmente se o Wasabi for cultivado em casa.
Temperatura
A temperatura ideal para o cultivo de Wasabi está entre 12-15 C. Temperaturas entre 7,-21 C também são consideradas boas. Não gosta de flutuações de temperatura ou frio, ou calor excessivo.
Fertilizante
A adição de adubo ou esterco bem decomposto é suficiente, mas também é possível adicionar um fertilizante de liberação lenta, como 12-12-12 no momento do plantio. A alimentação com fertilizante líquido balanceado e rico em enxofre também é uma opção.
Dica profissional: Os cultivadores comerciais alimentam a planta Wasabi com um spray foliar de enxofre 1 a 3 meses antes da colheita para melhorar a pungência e o sabor. Como o sal Epsom tem enxofre (sulfato de magnésio), você pode aplicá-lo também.
Poda do Wasabi
Poda folhas murchas, mortas, danificadas e doentes da planta, pois podem atrair pragas e doenças.
Pestes e Doenças
Cuidado com pulgões, larvas de mosca da fruta e caracóis. Mantenha a planta em um local fresco. Se você cultivar apenas um par de plantas, colete as pragas à mão e as esprema uma a uma.
Entretanto, se você não gostar desta ideia e não quiser usar pesticidas químicos, tente molhar a folhagem afetada com sabão preto ou pulverizar as plantas com óleo de neem para prevenir. Se uma planta for gravemente afetada, remova-a.
A mancha da folha, a podridão da raiz e a podridão do rizoma são algumas das doenças que a afetam. Precauções com a rega, especialmente quando o cultivo de Wasabi em ambientes fechados, pode salvar a planta.

Plantar de Wasabi Em Casa
Se você vive em uma região onde a temperatura flutua muito sendo quente ou fria, o local para plantar Wasabié em casa. Um porão, ou perto de uma janela, é o melhor lugar.
Um local onde os requisitos de temperatura acima podem ser mantidos. Todas as instruções de crescimento são semelhantes.
Colheita e Armazenamento do Wasabi
O melhor do Wasabi é que todas as partes da planta são comestíveis. Pode-se começar a colher os talos, folhas e flores quando a planta atinge de 10 a 15 cm de altura. Você pode colher os rizomas arrancando a planta inteira. Até mesmo as raízes da planta são comestíveis.
Os rizomas podem ser mantidos na geladeira por cerca de um mês, mas o melhor sabor é obtido fresco, limpando e ralando as raízes e utilizando-as em 30 minutos. Você também pode secá-lo e moê-lo para mantê-lo por mais tempo.
