Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Pitaia Em Casa

Como Plantar Pitaia Em Casa

Se você quer aprender a plantar Pitaia, você veio ao lugar certo. Esta é uma fruta bastante popular, tudo graças ao seu grande sabor e propriedades que possui. No entanto, deve-se considerar também que se trata de uma fruta sazonal.

Isso significa que não estará realmente disponível durante todo o ano. Só de saber isso, você deve ter muito cuidado se quiser plantar. A colheita será feita em um determinado momento.

Embora muitas pessoas não o saibam, o Pitaia pertence à família dos cactos. Assim que você ouvir isso, você pode imaginar que se trata de uma planta que cresce em lugares bastante particulares. E tem flores bastante vistosas.

Na verdade, é uma das plantas que tem as maiores flores do mundo, por isso não só tem frutos deliciosos. É também uma visão e tanto para se contemplar.

Plantar Pitaia – Clima

Esta planta precisa de sol e calor, como um bom cacto, ou seja, um bom cacto. O melhor clima para cultivá-lo é um clima subtropical. As melhores condições para plantá-lo são em um local onde o solo permanece seco e recebe sol parcial. Pitaia cresce bem em temperaturas entre 18 e 27 °C e começará a murchar acima de 37 °C.

Há outra opção se você é um jardineiro urbano ou vive em um clima mais temperado. E esta opção é de plantá-la em vasos. Plantando-o em vasos você poderá até mesmo movê-lo caso precise dele para o inverno.

Suas raízes são fortes, mas não muito profundas, de modo que um vaso comum pode ser usado para carregar esta planta. Desta forma, você pode sempre encontrar o lugar certo para isso no momento certo.

Plantar Pitaia – Solo

É uma planta que cresce bem em uma grande variedade de solos. Mas uma das características mais úteis é um solo que drena bem. Outro detalhe é que é sugerido um solo ligeiramente ácido, mantendo o pH entre 6 e 7.

E embora cresça em muitas categorias de solo, o solo arenoso é um dos mais recomendados para o plantio. Mas não é essencial, com a garantia de que se trata de um piso bem drenado será suficiente.

solo para pitaia

Como Regar a Pitaia

Esta planta é um cacto, portanto deve ser abastecida com água, mas evite molhar demais o solo. Você só deve fornecê-lo quando sentir que o topo do solo está seco ao seu toque.

Tenha sempre em mente que o piso deve permanecer úmido, mas não ensopado. Esta deve ser a medida ou meta para poder estar regando a água adequadamente para não afogar a planta.

Como Plantar Pitaia a Partir De Sementes

Quando você for plantar a Pitaia, primeiro você precisará obter as sementes dos frutos. É bastante simples, pegue uma Pitaia e, com uma faca, corte-a ao meio. Este é um fruto com uma abundantemente de sementes pequenas.

Você precisará lavar toda a polpa ao seu redor, para você poder manter somente a semente. Coloque-os em uma folha úmida e deixe-os secar durante a noite.

Quer você vá plantar diretamente no solo ou no vaso, você deve primeiro espalhar todas as sementes na área onde você quer que ela cresça. Este deve ser um solo bem drenado.

Após colocá-las, você precisará colocar outra camada leve de terra em cima, cobrindo apenas as sementes.

É recomendável umedecer o solo, para poder despejar pequenas quantidades de água, com um pulverizador.

Caso você esteja plantando em um vaso, é recomendável cobrir com um filme plástico. Deve manter essa umidade no solo por pelo menos 15 a 30 dias, que será quando começarem a germinar.

Se você estiver plantando nele, nesse momento, poderá remover o plástico. Você terá que observar o crescimento, pois se ele começar a ser muito grande, você poderá mudar para outro vaso mais adequado.

como plantar pitaia

Como Plantar Pitaia a Partir De Estacas

Também é possível plantar a Pitaia a partir de estacas, siga estes passos:

A propagação de uma Pitaia é relativamente fácil, basta encontrar um amigo com uma árvore semelhante. Corte uma seção de 30 centímetros de uma árvore de fruta do dragão e deixe-a secar por 5-6 dias ou até que a extremidade do corte fique branca.

Após secar, simplesmente coloque o lado cortado para baixo no solo arenoso do cacto e regue mensalmente. Sua planta criará raízes e se sentirá em casa em um mês e depois continuará a crescer. Você precisará esperar entre um e três anos para obter frutas com este método.

Colheita de Pitaia

Seus frutos são ovais e formam 30 a 50 dias após a floração. A melhor época para a colheita é quando ela passou de verde para rosa.

Também considerar que existe uma variedade amarela, portanto, em geral, será esperar até ela tomar essa tonalidade.

É uma planta que requer cuidados e condições especiais, mas, em simultâneo, lhe dá opções suficientes para cultivá-la da melhor maneira possível.

colheita pitaia

Pragas E Doenças De Pitaia

As doenças e pragas que atacam a Pitaia são resumidas em:

Pragas

De modo geral, a Pitaia não está sob o domínio de muitas pragas e animais. Mas quando sua preciosa fruta começa a aparecer, você precisa protegê-la de morcegos e pássaros. Use redes para manter sua fruta segura.

Manchas

Se você notar manchas nos caules e nas folhas da planta, isto pode ser um sinal de infecção. A Pitaia é propensa a uma infecção bacteriana que causa a podridão do caule. Se você notar manchas, não se preocupe, geralmente a fábrica de Pitaia irá combatê-las por conta própria.

Ácaros

Embora não sejam insetos, os ácaros podem afetar a fruta de sua Pitaia. Estes aracnídeos são pequenos parentes de aranhas e, ao contrário de seus primos de oito patas, eles se alimentam de plantas. Você pode combatê-los com óleo de neem.

flor de pitaya

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário