Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Pêssego – Passo a Passo e Cuidados

Como Plantar Pêssego – Passo a Passo e Cuidados

O nome científico do pessegueiro, também conhecido como pêssego em alguns países, é Prunus pérsica. Uma planta que se caracteriza por se desenvolver melhor em áreas onde recebem sol ao longo do dia. Árvores que não são difíceis de cuidar e fáceis de crescer, e que lhe daremos algumas dicas sobre como plantar pêssego e seus cuidados.

Quando se trata de como plantar pêssegos, deve-se mencionar que esta cultura pode ser iniciada a partir da semente de qualquer fruto, no entanto, nada pode garantir que sua planta será um produtor de frutos. É por esta razão que a escolha de uma boa semente, a imersão, o armazenamento e o plantio da semente são importantes para que nossa planta de pêssego possa nos fornece frutos. Isto também porque leva cerca de três anos ou mais para se poder colher os frutos.

Quando Plantar Pessegueiros

O pessegueiro é uma planta que precisa de 10 a 14 horas de luz solar e um clima temperado (mediterrâneo e até mesmo subtropical). Precisa de verões muito quentes e secos; fontes secas, sem neblina ou chuva; outonos frios e suaves; e invernos frios e chuvosos. A característica dos invernos frios também é indispensável porque o pessegueiro precisa de muitas horas frias durante o inverno para ter uma correta indução e diferenciação floral.

As temperaturas máximas para o pessegueiro são de cerca de -12 °C a 40 °C. Entretanto, a faixa ideal está entre 21 °C a 27 °C. O pessegueiro também se torna resistente ao frio extremo do inverno, pois eles podem entrar em estado de dormência ou letargia. Eles podem resistir, por curtos períodos, a temperaturas que não caem abaixo de -12 °C. Entretanto, esta resistência diminui quando a floração se aproxima, especialmente quando o fruto está em desenvolvimento, onde a temperatura deve ser de -1 °C.

pessego flor

Solo a ser Utilizado no Cultivo de Pêssego

Um ponto importante a ter em mente sobre como plantar pêssegos é que o solo deve ser profundo e arenoso. De preferência um solo de argila argilosa ou argilosa. A drenagem pobre do solo pode matar as raízes desta árvore durante seu crescimento, por isso é importante plantá-la em um solo que esteja bem drenado.

O pessegueiro prefere um pH de 6,5, se mais ácido, adubo orgânico, terra velha ou esterco podem ser aplicados diariamente para dar ao solo a capacidade de nutrir o pessegueiro. Suficiente seria uma camada cobrindo de 5 a 6 metros de diâmetro, cujo ponto principal é a base da árvore, com cerca de 10 a 12 cm de profundidade.

Como Plantar Pêssego

Germinação de Sementes de Pêssego

Embora seja possível germinar as sementes do pessegueiro que normalmente comemos, comercialmente não é recomendado. Nesses casos, é aconselhável utilizar sementes certificadas de um fornecedor confiável ou de uma árvore estabelecida. Entretanto, se você quiser fazer isso de forma educacional, deve seguir o seguinte processo:

Após o consumo da fruta, o caroço de pêssego deve ser seco por uma semana para facilitar a remoção da camada protetora da semente. Passada a semana, com a ajuda de um alicate você deve quebrar ambas as extremidades do poço, evitando o centro, já que este é o local onde a semente está localizada. Você também pode martelar o osso com a ajuda de um martelo.

como plantar pessego passo a passo 1

Após as sementes terem sido deixadas a secar por uma semana, elas devem ser colocadas em um copo de água por 24 horas para reidratar e inchar.

Posteriormente, cerca de quatro sementes devem ser colocadas em um guardanapo úmido para fornecer umidade.  O guardanapo, no que lhe concerne, deve ser coberto com folha de alumínio para manter a semente na escuridão.

como plantar pessego passo a passo 2

Uma vez cobertas as sementes, a folha deve ser colocada na geladeira, onde está moderadamente fria, e não no freezer onde se obtém o gelo.  Após 5 semanas, quando você abre a folha, você encontrará as sementes germinadas.

como plantar pessego passo a passo 3

Essas sementes que conseguiram germinar devem ser semeadas em um pequeno vaso. Eles devem ser introduzidos de tal forma que a raiz branca possa ser enterrada no chão, mas cuidado para não a quebrar.

Resta crescer por cerca de 20 dias neste vaso, e depois ficar com a planta mais vigorosa. O momento de transplantar o pessegueiro mais vigoroso, para o solo ou para um vaso maior, é quando a planta mede cerca de 25 cm.

como plantar pessego passo a passo 4

Muda de um Pessegueiro Grande

Se você estiver adquirindo uma planta de pêssego estabelecida, ela precisa ser uma árvore saudável que tenha pelo menos um ano e tenha um sistema de raízes estabelecido. Uma coisa a saber sobre esta cultura é que uma árvore pequena com um sistema radicular estabelecido crescerá melhor do que uma árvore grande sem nenhuma raiz estabelecida.

O cultivo do pêssego é auto frutífero, o que significa que ele pode se autopolinizar e produzir seus frutos. É por esta razão que não é necessário ter mais de um pessegueiro em seu quintal.

Antes de plantar um pessegueiro, alguns cuidados devem ser tomados com o solo de cultivo. Isto é feito com a ajuda de um ancinho e enxada para tornar a superfície do solo lisa, livre de grumos e rochas.

É altamente recomendável molhar as raízes da árvore por seis a doze horas antes de plantá-la no local final.

Cave um buraco no solo suficientemente grande para que as raízes da árvore se espalhem confortavelmente. Finalmente, mergulhe a área completamente após o plantio, e certifique-se de manter a área livre de ervas daninhas.

pessegueiro arvore

Como Plantar Pêssego: Cuidados

Após o plantio de uma árvore estabelecida, ela deve ser podada de 26 a 30 polegadas, começando com os galhos laterais. Isto ajudará a melhorar a colheita. Ao (colher) os frutos, certifique-se de que haja frutos na árvore, isto produzirá frutos maiores e com melhor sabor.

Como Plantar Pêssego: Rega

Os climas mediterrâneos, onde a planta do pêssego geralmente cresce, são caracterizados por um período de escassez de água, especialmente durante a estação em que ocorre o crescimento dos frutos. É por esta razão que regar a árvore é uma parte importante de como plantar pêssegos. O período de rega mais crítico é quando ocorre o endurecimento do caroço e até o início da colheita, quando não deveria faltar água, pois existe uma competição interna entre o crescimento vegetativo e os frutos.

pessegueiro frutas

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário