Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Manjerona – Em Nossa Casa

Como Plantar Manjerona – Em Nossa Casa

A manjerona é uma planta anual herbácea, com um caule ereto e ramificado. Pode atingir uma altura de 40 a 50 cm, tem folhas ovais e opostas, e pequenas flores rosas ou brancas agrupadas em grupos. Aprenda como plantar manjerona neste artigo.

É uma planta aromática medicinal, que recebe o nome científico de origanum majorana. Preferida pelos faraós nos tempos antigos por suas propriedades medicinais e aromáticas, a manjerona também é utilizada na gastronomia e ornamentação.

Quando Plantar Manjerona?

A manjerona pode ser plantada na primavera por semente ou estacas.

De preferência, plantar diretamente, formando filas de 25 cm e cobrindo a semente com pouca terra. Desta forma, germina após 2 a 3 semanas.

Onde Plantar Manjerona?

A manjerona cresce em climas quentes e em áreas ensolaradas e secas, com solo bem drenado. Seu clima ideal deve estar entre 10 °C e 22 °C.

O local mais adequado para a manjerona é em semi-sombra, embora ela cresça muito bem em um espaço ensolarado. A temperatura mais baixa que pode suportar é de -5 °C porque é muito fraca em ambientes de congelamento.

Em outras palavras esta erva aromática tem a virtude de se adaptar muito bem aos climas, sejam frios ou quentes, mas não suporta os extremos pelo que se recomenda mantê-la em ambientes temperados.

manjerona herba horta

Como Preparar o Solo?

Como a maioria das ervas, cresce bem em solos com um pH entre 5,5 e 7,5, desde que não sejam salinos.

É necessário um muito bom preparo do solo para o cultivo de ervas. No caso de manjerona, são necessários solos argilosos – arenosos – úmidos.

Se não houver matéria orgânica suficiente no solo para o cultivo de manjerona, a deficiência deve ser compensada pela incorporação de esterco e/ou fertilizantes orgânicos, como o esterco.

Como Regamos a Manjerona?

A rega da planta de manjerona durante seus primeiros anos, bem como em sua fase adulta, deve ser moderada, tendendo a quantidades mínimas de água para evitar danos às plantas.

Não tolera ambientes aquosos. O cultivo de manjerona pode ser regado a cada 4 dias, durante o verão porque prefere solos secos e no inverno mais espaçados.

Nas plantas ao ar livre, a rega deve ser feita logo pela manhã. Desta forma, a água será melhor utilizada por suas raízes. Use aspersores ou difusores para regar, será o mais aconselhável para evitar fungos.

Como Plantar Manjerona Passo a Passo

Siga estes passos e você saberá como plantar manjerona corretamente em seu jardim.

como plantar manjerona

Como Plantar Manjerona Usando Sementes

1- Para abrir sulcos de 25 cm, e cobrir as sementes com pouco solo.

2- A germinação ocorrerá em 2 ou 3 semanas.

3- Para favorecer a germinação em solos frios onde pode demorar um mês, é aconselhável primeiro aquecer o solo mantendo-o coberto.

4- Deve ser regada quando o solo está seco, embora quando a planta está bem desenvolvida resista bem à seca.

Como Plantar Manjerona Usando Estacas

1- Selecione o recipiente no qual a manjerona deve ser plantada.

2- Impregnar ou molhar a base do corte ou estaca, 2 ou 3 cm, com hormônios de enraizamento em pó ou líquido para incentivar o enraizamento.

3- Plante as aparas ou recortes em recipientes sob cobertura.

4- Usar uma mistura de areia e turfa em partes iguais.

5- Água, sem pudim

6- Coloque a planta em um local ensolarado.

Que Pragas e Doenças Atacam a Manjerona?

Geralmente, poucos insetos atacam plantas medicinais e aromáticas, como a manjerona.

Em outras palavras, foram observados afídeos, minhocas, moluscos, lesmas e besouros.

Entre as doenças fúngicas, os ataques de Alternaria e Esclerócio são mencionados como os mais abundantes.

As pragas e doenças da manjerona são especialmente abundantes em tempos de altas temperaturas e períodos de chuvas fortes, em solos com drenagem e aeração deficientes.

Quando Colher Manjerona

A colheita é feita no verão, no início da floração. Se você esperar muito tempo, o aroma pode se tornar um pouco amargo.

manjerona jardim casa

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário