Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Jiló em Vaso Passo a Passo

Como Plantar Jiló em Vaso Passo a Passo

Aprenda como plantar jiló em vaso passo a passo com este guia completo. Jiló é uma fruta que pertence à família Solanaceae com tomates e outras frutas.

Jiló é uma delicada planta tropical perene, muitas vezes cultivada como uma planta tenra ou semiárida em climas temperados. O caule é frequentemente espinhoso. As flores são brancas a roxas, com uma corola de cinco lóbulos e estames amarelos.

Algumas cultivares comuns têm frutos em forma de ovo, brilhantes, roxos com polpa branca e uma textura esponjosa e “carnosa”. Algumas outras cultivares são brancas e de forma mais longa. A superfície cortada da polpa fica marrom rapidamente à medida que a fruta se abre.

Descrição da Jiló

O Jiló cresce de 40 a 150 cm de altura, com folhas grandes, de lóbulos grossos, de 10 a 20 de comprimento e 5 a 10 cm de largura.

Os tipos semi-selvagens podem crescer muito mais, até 225 cm, com folhas grandes com mais de 30 cm de comprimento e 15 cm de largura.

Em plantas silvestres, os frutos têm menos de 3 cm de diâmetro; em formas cultivadas: 30 cm ou mais de comprimento são possíveis para os tipos longos e estreitos ou os grandes, roxos arroxeados comuns no Ocidente.

Como Plantar Jiló em Vaso

Plantar Jiló em vaso é muito fácil, precisamos do mesmo como se o plantássemos no solo, mas o melhor neste caso é ter um grande vaso para crescer facilmente, ler para aprender como plantar Jiló em vaso.

Cresce melhor em um solo arenoso bem drenado ou de argila, bastante rico em matéria orgânica. O pH do solo deve estar entre 5,8 e 6,5 para um melhor crescimento.

Use uma cobertura de plástico preto mulch para aquecer solos argilosos pesados antes do transplante.

A berinjela africana requer quantidades moderadas de fertilizante. Misturar cerca de 2,0 cm de esterco bem podre ou um fertilizante geral como 5-10-10 em todo o canteiro de plantio cerca de uma semana antes do plantio. (Ou aplicar 1¼ libras de 5-10-10 por 3 m de linha quando o espaçamento da linha for de 1,22 m).

Tente cultivar jiló em leitos elevados, que aquecem rapidamente na primavera. As plantas com muito espaço são mais saudáveis e mais produtivas, por isso, coloque-as em 2½ a 0,91 m de distância em todas as direções. Regue bem, despeje 1 a 2 copos de adubo ao redor de cada planta, e firme o solo suavemente.

Como o solo é quente para o cultivo, o jiló são relativamente adaptáveis a uma variedade de condições de jardim, mas as condições ideais melhorarão o crescimento e o rendimento das plantas.

como plantar jilo em vaso

Como Cuidar da Jiló

Em geral, todos os tipos de berinjelas africanas prosperam em pleno sol com solo bem drenado com um pH de 5,5 e 5,8. Jiló cresce melhor quando as temperaturas diurnas estão entre 25-35 C.

Cuidar da Jiló é bastante fácil dado que as plantas estejam estabelecidas. Mantenha-os úmidos, mas não encharcados. A adição de adubo ou esterco bem apodrecido melhorará o rendimento.

Luz solar: requer sol pleno.

Solo: crescem melhor em solo bem drenado que é relativamente alto em matéria orgânica.

Água: Uma vez estabelecidas, elas podem tolerar condições secas. Eles requerem pelo menos 2,5 cm de água por semana, especialmente quando as frutas começam a crescer. Na ausência de chuvas adequadas, proporcionar uma única irrigação a cada semana, molhando o solo até uma profundidade de 15 cm.

Colher frutas por volta de 100-120 frutos do plantio e colheita regularmente para incentivar a produção adicional.

fruto do jilo

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário