A fruta do conde (Annona squamosa) é uma espécie de árvore pequena da família Annonaceae. Embora originalmente se acreditasse ser nativa da Índia, mas recentemente foram encontrados dados históricos e filológicos que colocam suas origens nas zonas tropicais e subtropicais do continente americano. Aprenda como plantar fruta do conde neste artigo.
Quando Plantar Fruta do Conde
A melhor época para plantar a fruta do conde é na primavera. Entretanto, se você vive em um clima temperado, você pode plantar a planta em qualquer época do ano.
A planta requer um clima quente, com temperaturas entre 24 a 37ºC.
Onde Plantar Fruta Do Conde
Ela precisa de um solo com boa drenagem e rico em matéria orgânica, mas não é muito exigente. Deve ser colocado em pleno sol.
Como Regamos a Fruta Do Conde
A rega deve ser feita com alta frequência, a cada dois dias nos meses quentes, e algumas vezes por semana nos meses frios. Lembre-se sempre de evitar o alagamento do solo.
Pode resistir a um pouco de seca, mas não é ideal para o desenvolvimento de frutas.
Como Plantar Fruta Do Conde Passo a Passo
Agora vamos lhe explicar como plantar fruta do conde a partir de sementes, é um processo um pouco difícil, mas não impossível.
1- Obtenha as sementes da fruta do conde, você pode comprá-las ou usar as de um fruto que você comeu.
2- Coloque as sementes em um pequeno vaso e coloque água destilada. Eles devem ficar de molho por três dias.
3- Lixar suavemente as sementes para incentivar a germinação.
4- Enterrar as sementes a 1 cm de profundidade em solo bem drenado.
5- Regar suavemente o solo.
6- Coloque o pote em um local bem iluminado com uma temperatura acima de 20 °C.
Em cerca de 1 mês, a planta estará brotando. Quando tem cerca de 10 cm de altura, pode ser transplantado para um vaso maior ou diretamente para o solo.

Como Podar A Árvore De Fruta-pinha
A poda facilita o controle de pragas, a fertilização e a colheita. As plantas da fruta do conde tendem a formar muitos ramos, razão pela qual é recomendada a poda de treinamento.
Com esta prática, o número de ramos principais é regulado, deixando de 3 a 4 ramos que formam a estrutura da árvore. Ela deve ser realizada durante os três primeiros anos de cultivo.
Além da poda mencionada acima, também é aconselhável realizar, após cada colheita, uma poda de limpeza para remover os galhos danificados e os que estão mal posicionados na estrutura da árvore.
A poda favorece uma melhor penetração da luz, controle de pragas e uma colheita mais fácil.

Doenças Da Fruta-pinha
O controle de pragas deve ser feito de forma preventiva e permanente, no início da floração e da formação dos frutos.
Caso durante o plantio haja evidência de qualquer praga ou doença, o tratamento mais favorável deve ser realizado, com o uso de fungicidas ou inseticidas, removendo os frutos danificados ou cobrindo os frutos de tamanho menor.
