Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Coco Passo a Passo – Guia

Como Plantar Coco Passo a Passo – Guia

Você pode se especializar em como plantar o coco. Os coqueiros são belas plantas que produzem frutos saborosos. Eles crescem naturalmente em climas tropicais, mas você também pode cultivar um em casa. Se você planeja plantar o coco no exterior ou como uma planta de casa, é um processo fácil que produzirá uma bela adição a qualquer pátio ou casa.

Descrição Do Coqueiro

O coqueiro é extraordinário e belo. Ela se distingue do resto por seu grande tamanho e elegância.

Esta palma grande, de caule simples, tem um tronco liso e colunar de cor marrom-acinzentada clara; o tronco é coberto por uma coroa terminal de folhas.

As variedades altas podem atingir uma altura de 24-31 m, enquanto as variedades anãs são mais curtas em estatura. O tronco é esguio e muitas vezes inchado na base. O tronco é tipicamente curvo ou inclinado, mas é ereto em algumas cultivares.

As flores masculinas e femininas são carregadas na mesma inflorescência. As inflorescências emergem de bainhas em forma de canoa entre as folhas e podem ter 0,6-0,9 m de comprimento e 10-50 galhos. As flores masculinas são pequenas, amarelas claras, encontradas nas extremidades dos galhos.

As flores femininas são maiores que as masculinas, de cor amarelo-claro, encontradas em direção à base dos galhos. Os coqueiros começam a florescer aos 4-6 anos.

descricao dicas coqueiro

Como Plantar Coco Passo a Passo

Siga os passos abaixo para descobrir como plantar coco:

1- Escolha o coco perfeito para plantar. O coco ideal terá muita água dentro que se moverá quando você o sacudir.

Você pode usar um coco que caiu no chão ou um de uma loja.

2- Coloque o coco em um balde com água morna. Use uma pedra ou um peso para manter o coco submerso. Deixe o coco no balde por 3-4 dias.

Este processo amolecerá o coco e acelerará o processo de germinação.

3- Encha um saco plástico que pode ser fechado novamente com 1 copo (240 ml) de água. Coloque o coco na sacola e feche. Guarde a bolsa em um local quente e escuro por até 3 meses.

Um exemplo de um bom lugar para armazenar o coco é em um aquecedor de água.

4- Verifique semanalmente a germinação no coco. Após germinar e começar a enraizar, envolva suavemente uma toalha de papel úmido ao redor das raízes e coloque a semente de volta no saco.

A semente será totalmente desenvolvida quando o broto estiver cerca de no comprimento de seu dedo e as raízes tiverem atingido um comprimento de 15 a 20 cm.

5- Misture sua terra de vaso. Use uma mistura de meia terra de vaso e meia areia. Acrescente também cascalho fino ou vermiculite para ajudar a arejar o solo.

6- Coloque o coco brotado no solo. Coloque o coco no chão com a ponta pontiaguda para baixo.  Certifique-se de que 1/3 do coco está saindo do solo.

Se você estiver plantando sua árvore em casa, use um vaso que tenha pelo menos 25 cm de profundidade e um diâmetro suficientemente grande para acomodar a semente.

7- Dê ao seu coqueiro muita água e luz solar. Regar a árvore pelo menos duas vezes por semana para que o solo esteja úmido, mas não muito molhado. Certifique-se de que a árvore receba muita luz, mas não brilho constante. É preferível algum matiz.

Para plantas ao ar livre, você pode fazer uma mini estufa. Coloque estacas de bambu no chão ao redor da árvore. Embrulhe plástico em volta das estacas e ao redor da parte superior. Remova a estufa quando a árvore tiver 30 cm de altura.

Mantenha as árvores de interior úmido pulverizando ambos os lados das folhas com água.

como plantar coco passo a passo

Solo Para Coqueiros

O coqueiro é tipicamente encontrado ao longo das costas tropicais e arenosas, pois pode tolerar solos salobros e salinos. Entretanto, o sal não é necessário para o crescimento de coqueiros saudáveis, que podem ser cultivados com sucesso em casa. Os coqueiros crescem bem em uma ampla gama de categorias de solo e em uma ampla faixa de pH, de 5,0 a 8,0, desde que os solos estejam bem drenados.

Como Plantar Coco – Rega

A água tem um papel importante no cultivo do coco. Por exemplo, em um solo específico a fertilidade, se forem fornecidos 25 litros de água por árvore por dia, a árvore pode sobreviver e crescer. Com 50 litros de brotos de água sairão, mas sem nozes, com 100 litros de água uma árvore dará de 50 a 75 nozes e com 125 litros de água pode dar sua produção potencial.

Com a crescente escassez de água, um agricultor pode evitar a situação de fornecer água ao jardim apenas para sobreviver, mudando para o plantio em fila, onde ele tem que fornecer água apenas para os coqueiros. Isto ajudará o agricultor a fornecer água suficiente para garantir uma boa colheita. No restante das terras disponíveis, ele pode cultivar a estação das chuvas ou culturas de curto prazo.

Como Plantar Coco – Fertilizante

Fertilize sua planta após 1 ano. Após o primeiro ano, usar um espalhador rotativo para aplicar fertilizante a uma taxa de 450 g por 10 m². Usar um fertilizante rico em certos nutrientes, incluindo boro, manganês e magnésio.

Durante o primeiro ano de crescimento, a árvore absorverá os nutrientes de dentro da noz.

Para evitar deficiências nutricionais ou para corrigir pequenas deficiências, é recomendada a fertilização de manutenção regular com um fertilizante “palma especial”. Os fertilizantes também devem ter todo seu N, K e Mg em uma forma de liberação controlada para evitar a lixiviação rápida desses nutrientes através do solo. Além disso, os fertilizantes devem conter cerca de 1% -2% Fe e Mn, mais pequenas quantidades de Zn, Cu e B.

A maneira mais eficaz de aplicar estes fertilizantes é com um espalhador rotativo que cobre toda a área do solo sob a copa das palmeiras.

Colheita De Coco

A colheita dos cocos ocorre durante todo o ano. O tempo desde a fruta até a plena maturação é de aproximadamente 12 meses. Os frutos devem ser colhidos totalmente maduros para copra e coco desidratado.

Os cocos podem ser colhidos por escaladores experientes ou podem ser cortados do solo, usando uma faca presa a um longo poste. O uso de picaretas para escalada não é recomendado, pois, as feridas causadas pelas picaretas são permanentes e podem proporcionar locais de entrada de doenças.

Você também pode aprender mais em nosso outro artigo sobre como plantar cacau. Saiba Como Plantar Coco Anão Passo a Passo.

colheita de coco

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário