Os vegetais de raiz são muito gratos ao horticultor urbano. São fáceis de cultivar em qualquer vaso que preencha as condições mínimas e quase não precisam de cuidados. Todos sabemos como é fácil cultivar cenouras porque hoje queremos mostrar-lhe outra raiz vegetal com a qual você pode expandir sua gama de culturas em vasos. Saiba como plantar beterraba em vaso passo a passo.
Podemos cultivar beterrabas em qualquer recipiente com cerca de 25-30 cm de profundidade. Quanto às suas outras proporções, qualquer medida está bem porque podemos cultivar vários espécimes juntos sem qualquer problema. O melhor momento para começar a semear é 2-3 semanas antes da última geada esperada no local onde vivemos.
Dicas Para ter em Mente Como Plantar Beterraba em Vaso:
Temperatura: 10 a 24 °C.
Tempo de plantio: primavera ou outono.
Iluminação: várias horas de luz direta do sol.
Ph do solo: 6 – 7,5
Solo: composto fértil, leve, rico em potássio e boro
Semeadura: Solo ou vaso (tamanho grande)
Colheita: 3 Meses
Como Plantar Beterraba em Vaso Passo a Passo
Recomendamos o uso de sementes de beterraba de qualidade. Siga estes passos para aprender como plantar beterraba em vaso.
1- Para melhorar a taxa de germinação, podemos deixar as sementes de molho na noite anterior à semeadura.
2- Preparamos um vaso de cerca de 25 a 30 centímetros de profundidade com substrato orgânico.
3- Semearemos as sementes da beterraba a uma profundidade de pouco mais de 1/2 cm e com uma separação de cerca de 7,5 cm.
4- Após 5-15 dias, teremos sementes germinadas. Coloque o pote em um lugar quente, ensolarado e abrigado. Quando as mudas têm cerca de 7,5 cm de altura, podemos esclarecê-las para deixar a separação mencionada acima.
As plântulas de beterraba devem receber pelo menos 6 horas de sol por dia. Também é desejável que eles tenham boa circulação de ar. O solo deve ser rico em nutrientes, portanto adicione adubo, por exemplo, para garantir este ponto. Certifique-se de que não contenha demasiadas pedras para que as raízes não sejam danificadas.

Como Cuidar da Planta da Beterraba
A irrigação é essencial para obter beterrabas suculentas. O solo deve estar sempre um pouco úmido, mas nunca encharcado. Também não é bom deixar o solo secar excessivamente. A temperatura ideal para o cultivo da beterraba está entre 10 e 29 °C, embora possa ser cultivada de 4,5 °C a 32 °C. É evidente que, nestas circunstâncias, não teremos as melhores colheitas.
Se usarmos fertilizantes químicos, usaremos uma fórmula NPK 5-10-10 e, se houver um alto déficit de nitrogênio, usaremos uma fórmula 20-20-20. Por outro lado, se utilizarmos fertilizantes orgânicos, podemos utilizar adubo ou esterco curado. Um chá de compostagem a cada 2 semanas será muito bom. Para corrigir a deficiência de boro, que é comum na beterraba, podem ser adicionadas algas marinhas ao chá de compostagem.

Colheita de Beterraba
A colheita é feita de 6 a 8 semanas após a germinação. Embora possamos usar as folhas tenras para saladas assim que elas tiverem de 8 a 10 cm de comprimento. Obviamente tomando o cuidado de não deixar a planta sem folhas.
