Neste artigo vamos explicar passo a passo como plantar baunilha e conseguir arraigar, desenvolver e depois produzir suas flores e vagens aromáticas; isto se aplica para estabelecê-la no campo, em casa ou no pátio. Deve ser esclarecido que a baunilha requer um suporte ou tutor para crescer, pode ser uma árvore, um cano, um poste, uma cerca ou uma parede; isto deve ter sombra e boa umidade no substrato.
Características Da Vanilla planifólia
A baunilha é uma planta trepadeira e epífita. Este último termo refere-se a plantas que utilizam outras plantas como suporte (muitas orquídeas, samambaias, musgos, etc.).
Suas origens pertencem ao continente americano, coletadas pelos conquistadores espanhóis no México.
É a única orquídea que, além de suas características ornamentais, é cultivada por razões nutricionais, e é verdade que o tempero coletado da Vanilla planifólia ou de outros gêneros é amplamente utilizado na culinária, ou em perfumaria. Qualquer que seja seu interesse em baunilha, é melhor saber como cultivá-la.
Como Plantar Baunilha – Clima
Suas origens são tropicais e ainda mantém raízes a partir dele. Tem temperaturas ideais de crescimento de 20 °C a 30 °C, sem muita diferença de temperatura entre o dia e a noite (melhor planta de interior?).
Esta consideração condiciona severamente o cultivo, portanto, se a área onde você mora não receber estas altas temperaturas, plantar baunilha em casa.

Como Plantar Baunilha – Luminosidade
Há também uma questão importante a ser discutida, a sombra. Para o cultivo eficiente de baunilha você precisa de condições de sombra de cerca de 50% ou mais.
Idealmente, em seu jardim você deve cultivá-lo sob a sombra de grandes árvores ou a sombra gerada por seus tutores (não creio que tenhamos discutido isso, faremos isso mais tarde).
Muita luz amarelece suas folhas e reduz consideravelmente o crescimento.
Como Plantar Baunilha – Solo
A natureza e a estrutura do solo não são de grande importância no cultivo da baunilha. Tudo o que é necessário é uma boa permeabilidade e um solo macio.
Em outras palavras, a compactação deve ser evitada em todos os momentos.
É aqui que entra em jogo a matéria orgânica, que deve estar sempre presente durante o cultivo da baunilha, e também evitará que o solo rache, seque e se compacte.
No que diz respeito ao pH, os solos ligeiramente ácidos são favorecidos, com valores entre 6 e 7, perfeitos com o uso combinado de solo e adubo.
Como Plantar Baunilha – Irrigação
A baunilha é mais tolerante à falta de água do que ao alagamento. O excesso de água pode matá-lo.
Lembre-se que as raízes de baunilha são superficiais, por isso é melhor regar várias vezes com pouca água do que regar muita água uma vez.
Na estação seca, regue uma ou duas vezes por semana, enquanto na estação chuvosa não é necessário regar.
A precipitação deve ser abundante e bem distribuída, embora uma diminuição da precipitação seja desejável no início da floração e da maturação dos frutos. Esta diminuição não deve atingir a seca, pois geralmente é fatal para a fábrica.
Como Plantar Baunilha Passo a Passo
Siga estas etapas para plantar a baunilha corretamente:
1- Escolha o espaço com sombra ou onde podemos fornecer sombra, onde não há risco de encharcamento.
2- Com uma pá cavar um buraco de 40 cm por 40 cm, se estiver em um campo onde haja boa saúde do solo, com boa matéria orgânica, a primeira camada extraída é deixada de lado, e quando o buraco estiver terminado, acrescente esta camada na profundidade do buraco.
3- Caso seja uma estaca ou uma treliça inerte, plante-a para que não caia (isto pode ser ainda mais profundo). Se for escolhido um suporte do como cerca, ele deve ser estabelecido de antemão.
4- Adicione o substrato escolhido, de modo a preencher todo o buraco.
5- Preparar o fungicida (Ridomil) à taxa de 1 grama por litro de água e mergulhar o corte nesta concentração, ou aplicar o desinfetante biológico.
6- Plante o corte enterrando 20 centímetros da base, este corte deve ser cuidadosamente removido das primeiras 2 ou 3 folhas para que elas não impeçam o plantio.
7- Amarre ou prenda o corte com ráfia, ou fio ao tutor, por exemplo, se for uma árvore, um poste ou categoria de árvore de sua escolha, para que o guia de baunilha não caia e suas raízes adventícias sejam impregnadas ao tutor.
8- Uma vez plantado, acrescente água limpa ao substrato.
9- Cubra o substrato com palha ou cama foliar na base das estacas plantadas, de modo que ajude a conservar a umidade e sirva de cobertura para que as ervas daninhas não cresçam.
Seguindo os passos acima, você aprendeu a plantar a baunilha corretamente.

Pragas e Doenças de Baunilha
Algumas das pragas e doenças mais comuns que afetam a baunilha são: bug Vermelho, Gusano Cabeludo, Fusarium Oxysporum e Antracnose.
Para combater os insetos, usaremos óleo de neem, sendo orgânico e ecológico. Evitaremos os fungos se a planta tiver uma boa drenagem e não inundaremos a água. Se aparecer um fungo, devemos aplicar um fungicida orgânico.
Colheita De Baunilha
A baunilha é colhida durante o outono, quando o ápice ou ponta da fruta muda de verde para amarelo; isso geralmente ocorre oito ou nove meses após a polinização.
Eles são colocados em pilhas, sob galpões protegidos da chuva, portanto, submetidos a uma fermentação parcial.
Depois disso, eles são submetidos ao sol até adquirirem uma cor marrom-acastanhada. A duração total do processo de pós-colheita é de cerca de seis meses.
