Início » Fertilizantes e Compostagem » Tipos de Minhocas para Compostagem

Tipos de Minhocas para Compostagem

Tipos de Minhocas para Compostogem – Passo a Passo

Aqui estão tudo o que você precisa saber sobre os tipos de minhocas para compostagem e como alimentá-las e usá-las para uma caixa de compostagem.

Como Criar Minhoca para Compostagem

A minhoca (em inglês, earthworm) pode ser criada em cultivo intensivo para obter húmus, suco de minhoca ou mais minhocas.

A cria das minhocas (em inglês, Worm Farming ou Vermiculture) consiste no cultivo intensivo das minhocas em lixo orgânico usado como fertilizante para cultivos agrícolas.

O húmus e o suco das minhocas (ou chá do verme) têm propriedades altamente fertilizantes.

Por outro lado, esse cultivo de vermes pode ter como objetivo único a obtenção de minhocas em quantidade muito elevada para a alimentação de animais devido ao seu alto teor de proteína.

Dos diferentes tipos de vermes que existem, vermelho californiano ou minhoca vermelha (Eisenia fetida) é indicado por sua alta taxa reprodutiva.

A minhoca vermelha (verme vermelho californiano) possui 70% de proteína, o que significa que é ideal para alimentar animais como porcos ou peixes.

Compostagem com minhoca

Tipos de Minhocas para Compostagem

Nos parágrafos seguintes você encontrará uma explicação dos tipos de minhocas para compostagem, qual é a mais apropriada e por quê.

A minhoca é um hermafrodita incompleto: macho e fêmea em simultâneo. Portanto, 2 minhocas são necessárias para a reprodução.

As diferenças entre a minhoca vermelha e a minhoca comum são claras.

1 – A minhoca vermelho da California, pode se multiplicar até 512 vezes no decorrer de uma vida ativa.

minhoca californiana Eisenia tipos de minhoca tipos de minhocas para compostagem
Minhoca Vermelha Californiana – Eisenia

2 – A minhoca comum pode multiplicar-se apenas de 4 a 6 vezes durante a vida.

tipos de minhocas para compostagem
Minhoca Comun

3 – Como resultado de dois vermes, será produzida uma ooteca ou cápsula de cada um, que eclodirá após 17 a 21 dias de colocação, dando origem a 2 a 20 vermes juvenis.

4 – A minhoca vermelha atinge a maturidade sexual aos 3 meses de idade.

5 – Dois minhocas vermelhas podem produzir, cada um, em condições normais, cerca de 1.500 minhocas por ano. Um casal dará origem a 3.000 minhoca.

Legal, no?

compostagem caixa de composta lixo domestico organico tipos de minhocas para compostagem
Minhoca Californiana

O que é Húmus de Minhoca

Estes resíduos orgânicos lançados pelo Minhoca, chamado Humus, representa o mais alto estado de decomposição da matéria orgânica, é um composto de excelente qualidade.

Entrar na compostagem de minhocas é um processo fácil, se você seguir nossos conselhos. Em apenas algumas horas, você criará o ambiente perfeito para suas minhocas no recipiente de compostagem.

humus deficiências nutricionais
Humus

Se você está interessado no cultivo intensivo para obter um grande número de minhocas, leia mais neste outro post.

Passo a Passo: Como fazer a Caixa de Compostagem para Minhocas

Aqui estão os passos para fazer sua própria caixa de compostagem de minhocas

Passo 1: Obtenha um grande recipiente, cerca de 40 litros. Aqui você tem várias opções.

Opções de recipiente para fazer seu Caixa de Compostagem

Você pode usar um recipiente de plástico escuro, com tampa, barato (aproximadamente 5-10 USD) para comprar em supermercados. Proceda à lavagem de seu interior com água e detergente, mesmo que seja novo recém comprado. Lave-o bem, para que não haja resíduos do processo plástico que possam prejudicar a reprodução das minhocas.

Recipiente de esferovite: É também uma opção econômica. Limpar e enxaguar antes de usar.

Recipiente de madeira ou caixa de madeira: Recomenda-se cobrir o interior com plástico.

caixa de compostagem
Caixa de Compostagem com Minhocas

Passo 2: Adicionar ventilação e orifícios de drenagem. Você precisará perfurar e criar furos no fundo para drenar o chá de compostagem. Você pode colocar uma torneira de plástico para facilitar sua coleta. Furos adicionais podem ser feitos nas laterais para permitir que o recipiente tenha melhor ventilação.

Passo 3: Crie uma “cama” a partir de tiras de jornal (cerca de 50 lençóis), de preferência preto e branco, sem tinta colorida, e coloque-as dentro. Acrescente água para umedecer o papel. Não deve ser alagado, apenas úmido.

Passo 4: Adicione cerca de 2-4 copos de terra ao recipiente, aspergindo a terra de modo que fique solta.

Passo 5: Adicione as minhocas!!! Se você vai manter um diário, não deixe de registrar com quantas minhocas você começou. Para isso, você pode pesá-los. Para começar com um recipiente de 40 litros, você precisará de aproximadamente 450 gramas. A minhoca californiana (o minhoca vermelha ou verme vermelho californiano) tem uma taxa de reprodução muito alta; portanto, ele consumirá uma grande quantidade de alimentos.

O Que a Minhoca Come

Passo 6: Alimente as minhocas. Espalhe os restos de comida por toda a cama, mesmo debaixo dela.

A mobilização do solo permite a distribuição de nutrientes, a equalização da umidade e a aeração do solo, que deve estar sempre solto.

Passo 7: Finalmente coloque algumas folhas de jornal ou papelão seco em cima para manter o nível de umidade. A adição de água e a mistura podem ser necessárias a cada 2 ou 7 dias, dependendo da umidade. Lembre-se de manter apenas úmido, não inundado.

compostagem com minhoca
Caixa de Composta com Minhocas

Passo 8: Adicione uma tampa ao seu recipiente. Você pode usar material respirável, como uma pequena malha ou um tecido. Outra opção é deixar a tampa semi-aberta ou fazer alguns furos. Isto evitará a condensação dentro do recipiente e, ao mesmo tempo, melhorará o fluxo de ar.

Passo 9: Posicione o recipiente de forma a dar-lhe um pequeno pingente. Você pode posicioná-lo sobre alguns tijolos. Você pode facilmente drenar o chá de compostagem, através dos orifícios inferiores ou usando a torneira mencionada na etapa 2.

Passo 10: Lembre-se de alimentar semanalmente as minhocas, pulverizar com água quando necessário, e reabastecer a cama do jornal quando necessário.

Como Alimentar Minhocas em Caixa de Compostagem

Prepare os restos de comida ou lixos certos para as minhocas.

Certifique-se de cortar os pedaços de comida em pedaços pequenos.

O alimento será primeiro decomposto por organismos no meio ambiente, como bactérias e fungos, e depois será usado pelos vermes quando a decomposição já tiver começado.

Pequenos pedaços tornam este processo mais fácil. Caso contrário, o alimento estará menos disponível para as minhocas.

Sempre mantenha seus restos de alimentos refrigerados e cobertos até que você os dê as minhocas. Você evitará contaminações indesejadas, tais como moscas da fruta.

Selecione o alimento certo para as minhocas. Não utilizar carne, ossos, laticínios, óleos, fezes humanas. Use frutas e vegetais, apague o café e o chá.

 O que Fazer e o Que Não Fazer com a Caixa de Compostagem

alimento das minhocas para compostagem
Alimento das Minhocas

Algumas frutas, principalmente bananas e mangas, acabam se tornando suas favoritas.

Se você mantiver um diário, você poderá registrar as quantidades de alimentos e distribuição.

Evite os cítricos, pois eles podem afetar drasticamente o pH.

Use a quantidade necessária de alimentos de acordo com o peso das minhocas. As minhocas precisarão de cerca de 3 vezes seu peso por semana. Se o ambiente for propício, as minhocas se reproduzirão sem o inconveniente e o consumo de alimentos aumentará.

Posso Fazer Compostagem em Casa com a Minhoca Comum?

É claro que você pode! É possível fazer a compostagem doméstica com a minhoca comum.

O rendimento e a conversão serão baixos em comparação com outras variedades da minhoca. No entanto, você receberá húmus e chá de húmus, excelentes fertilizantes. Além de tirar proveito do lixo caseiro.

Esperamos que este guia sobre tipos de minhocas para compostagem será de grande utilidade para você.



Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário