Início » Fertilizantes e Compostagem » Como Fazer Compostagem em Casa – Guia

Como Fazer Compostagem em Casa – Guia

Aprenda Como Fazer Compostagem em Casa

O Que é O Compostagem

O compostagem ou a Vermicultura consiste no cultivo das minhocas para aproveitar o compostagem em casa e no cultivo intensivo do verme vermelho californiano (Eisenia fetida) em resíduos orgânicos usados como fertilizante para cultivos agrícolas. Aprenda como fazer compostagem em casa aproveitando o lixo.

O Que é O Humus

Estes resíduos orgânicos lançados pelo Minhoca, chamado Humus, representa o mais alto estado de decomposição da matéria orgânica, é um composto de excelente qualidade. Além disso, o verme vermelho californiano possui 70% de proteína, o que significa que é ideal para alimentar animais como porcos ou peixes.

Como Fazer Compostagem em Casa: Minhoca o Verme Vermelho

O manejo desta minhoca é muito simples e ideal para se ter na fazenda, pois todos os resíduos orgânicos, como esterco animal e restos de vegetais das colheitas, são seus alimentos. As diferenças entre o Verme Vermelho e a minhoca comum são claras.

No caso do Verme Vermelho, pode se multiplicar até 512 vezes no decorrer de uma vida ativa. Enquanto isso, uma minhoca selvagem ou comum pode multiplicar-se apenas de 4 a 6 vezes durante a vida.

O verme vermelho californiano é um hermafrodita incompleto: macho e fêmea ao mesmo tempo. Portanto, 2 minhocas são necessárias para a reprodução.

Então, como resultado de dois vermes, será produzida uma ooteca ou cápsula de cada um, que eclodirá após 17 a 21 dias de colocação, dando origem a 2 a 20 vermes juvenis.

Reprodução do Verme Vermelho

O verme vive por aproximadamente 16 anos, durante os quais se acasala regularmente a cada 7 dias se a temperatura e a umidade do ambiente forem de seu agrado.

A minhoca vermelha atinge a maturidade sexual aos 3 meses de idade. Como resultado do acoplamento de dois vermes, dois ovos ou cápsulas serão produzidos (um de cada minhoca).

Estas cápsulas serão abertas após 12 a 21 dias de incubação, dependendo da temperatura do meio em que se encontram.

Cada ovo ou cápsula contém 2 a 21 minhocas pequenas. O número depende do manejo que está sendo dado à Vermicultura (alimento, acidez do ambiente, umidade, temperatura, etc.). controle constante da temperatura, pH e aeração são alguns dos fatores mais importantes para o sucesso.

como fazer compostagem em casa

As condições ambientais devem ser ótimas, seja para a produção de húmus ou para a atividade sexual. Uma boa temperatura do ambiente imediato oscila em torno de 19-20 ºC. Os climas temperados, como a zona do café, são ideais para o cultivo da minhoca.

Da mesma forma, o manejo que é dado à Vermicultura é muito importante, pois é um alimento ideal, água de qualidade, e na quantidade necessária.

Dois vermes vermelhos podem produzir, cada um, em condições normais, cerca de 1.500 vermes por ano, portanto, um casal dará origem a 3.000 vermes.

A cada 14 dias as cápsulas se quebram, dando origem a 20 vermes recém-nascidos que, aos três meses, já estarão sexualmente maduros e estes, por sua vez, se multiplicarão entre si.

Desde o momento de seu nascimento, os vermes são auto-suficientes; eles comem sozinhos e só precisam sobreviver a esse substrato onde se encontram em estado úmido e tenro o suficiente.

Cientificamente está provado que não há diferenças de desempenho com relação à infra-estrutura escolhida para cultivar minhocas ou para obter húmus.

Nenhuma diferença foi encontrada na população de minhocas em leitos ou caixas e ambientes de fossa.

 Dois vermes vermelhos podem produzir, cada um, em condições normais, cerca de 1.500 vermes por ano, portanto, um casal dará origem a 3.000 vermes.

Aprenda sobre Tipos de Minhocas para Compostagem

Como Fazer Compostagem: Camas ou Caixas de Compostagem com Minhoca

Se deseja aprender como fazer compostagem pode-se usar esteira, bambu ou fabricação de tijolos. Estes devem ser construídos com 1 m de largura e comprimento de acordo com a disponibilidade do terreno; em geral são utilizados módulos de 2 a 3 metros de comprimento.

A altura de cama mais usual é de 40 cm. O espaço entre as camas pode ser de 50×50 cm. Alguns vermiculture usam caixas de madeira ou cestas plásticas.

Pisos

Dentro dos leitos, recomenda-se um piso de cimento, um pano de plástico, uma esteira ou algum material que permita isolar a cultura do solo, para evitar o ataque de possíveis pragas (tempestades planas como planários, sanguessugas, formigas). O piso construído com um declive entre 2 e 5% evita a inundação do leito quando a irrigação é utilizada.

Telhados

É recomendável isolar a cultura da chuva direta, proporciona sombra e melhores condições para o trabalho do verme. Além disso, facilita o manuseio de materiais. A altura pode ser de cerca de 2,50 a 3 m.

Anexo

É conveniente fechar a casa com tecido para sombra ou malha para evitar a entrada de pássaros e outros predadores.

Sistema de “Semeadura”

A vermicultura começa depositando os reprodutores nas camas, certificando-se de que esta camada inicial seja de aproximadamente 10 a 15 cm. Se necessário, você pode completar esta altura depositando o substrato no fundo da cama e depois colocar em cima do alimento da criação. Isto garante que o verme vermelho tenha os meios para se refugiar se as condições alimentares não forem adequadas.

Gerenciamento da Caixa de Compostagem para Fazer Compostagem em Casa

Alimentos em Caixa de Compostagem para Fazer Compostagem

Usar camadas finas de alimentos (máximo 4 cm), para evitar aquecê-los quando estiverem muito frescos, para facilitar a aeração da cultura, garantir a transformação do material e manter os vermes se alimentando na parte superior.

Um conselho: algo para estimular a reprodução, uma simples mudança de dieta com outros resíduos transformam o processo em um processo de sucesso.

Tais como esterco de diferentes espécies animais (bovinos, suínos, cavalos, coelhos) ou resíduos de outras culturas.

Em nossa experiência, o esterco de suínos foi o melhor substrato para a produção de minhocas (comparado ao esterco de cavalos), uma vez que apresentava as condições mais favoráveis, obtendo um tamanho maior.

Como Alimentar suas Minhocas

Prepare os restos de comida certos para seus vermes. Certifique-se de cortar os pedaços de comida em pedaços pequenos.

O alimento será primeiro decomposto por bactérias e certos fungos, e depois será usado pelos vermes quando a decomposição já tiver começado.

Pequenos pedaços tornam este processo mais fácil. Nesta etapa, o alimento estará menos disponível para os vermes e criará menos compostagem de minhocas.

Sempre mantenha seus restos de alimentos refrigerados e cobertos até que você os dê aos vermes. Você evitará contaminações indesejadas, tais como moscas da fruta.

Selecione o alimento certo para as minhocas.

Não utilizar carne, ossos, laticínios, óleos, fezes humanas. Use frutas e vegetais, apague o café e o chá.

Você verá que algumas frutas como bananas e mangas acabam se tornando suas favoritas.

Se você mantiver um diário, você poderá registrar as quantidades de alimentos e distribuição.

Evite os cítricos, pois eles podem afetar drasticamente o pH.

alimento minhoca como fazer compostagem
O que fazer e o que não fazer ao alimentar minhocas.
Foto cortesia de nosso amigo site www.thegardenstyle.com

Use a quantidade necessária de alimentos de acordo com o peso das minhocas.

Os vermes precisarão de cerca de 3 vezes seu peso por semana. Se o ambiente for propício, os vermes se reproduzirão sem o inconveniente e o consumo de alimentos aumentará.

Frequência e Quantidade de Alimento

Pode ser alimentado uma ou duas vezes por semana, dependendo da densidade dos vermes e do tipo de alimento. A quantidade de alimento está diretamente relacionada com o número de vermes vermelhos. Calcule um consumo equivalente à metade do peso de minhocas por dia. É aconselhável manter registros da dieta e do funcionamento geral da Vermicultura. Lembre-se de mover o solo para arejar a cada 2 ou 3 dias, após a colocação dos alimentos e após a rega.

Irrigação

Prepare o alimento antes de levá-lo para os leitos de vermes. É necessário molhá-la, até ficar totalmente umedecida, ela não drena. Isto corresponde aproximadamente a uma faixa de 50 a 85% de umidade. Mergulhe as camas para reter esta umidade. Prepare a irrigação com água limpa e dependendo das condições ambientais e da espessura da camada de substrato com minhocas.

humus como fazer compostagem simple em casa

Esperamos que esta nota sobre como fazer compostagem em casa será de grande utilidade para você.

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário