Início » Cacto e Suculentas » Kalanchoe Como Cuidar – Alta Taxa de Sucesso

Kalanchoe Como Cuidar – Alta Taxa de Sucesso

No mundo da botânica, há enigmas. Há espécies vegetais com qualidades peculiares que quebram as regras estabelecidas pela maioria de suas irmãs. Questões como o tempo de floração, crescimento de plantas, propagação ou reprodução são inconsistentes em alguns arbustos. Por esta razão, os amantes de flores extravagantes estão sempre atentos a estes espécimes para sua coleção. Saiba mais sobre Kalanchoe como cuidar.

Os arbustos Kalanchoe são um destes, os cientistas ficam espantados ao observar que eles são características peculiares. A planta floresce quando quer; na verdade, algumas plantas nunca o fazem ou o fazem apenas uma vez. Em contraste, outras o fazem várias vezes ao ano. O fator da sorte será o único que jogará na escolha de suas flores ou não.

Seu crescimento também é um mistério, plantas que crescem até 3 m já foram estudadas. Mas também foram catalogadas espécies que não crescem além dos 30 cm, por isso você deve tomar precauções quanto ao local donde irá plantá-las para antecipar mudanças inesperadas em seu desenvolvimento. Para evitar este e outros aspectos, continue lendo para saber como plantá-las adequadamente.

Como Cultivar Kalanchoe

Embora não possamos controlar seu crescimento adequadamente, devemos proporcionar-lhes todas as condições necessárias para que nossos Kalanchoes cresçam da forma mais saudável possível, considere o seguinte.

kalanchoe em vaso como cuidar

Kalanchoe Como Cuidar: Sol

Você pode plantar seus arbustos tanto dentro como fora de sua casa. Mas, não importa qual desses lugares você escolha, eles devem receber pelo menos 4 horas de luz solar diariamente. Desta forma, garantiremos que eles receberão a vitamina D necessária para que, com um pouco de sorte, floresçam adequadamente.

Kalanchoe Como Cuidar: Solo

É melhor se o solo em que você planeja plantá-los estiver solto. Caso contrário, você pode arar à terra e combiná-la com um saco de adubo para fornecer vitaminas extras.

Kalanchoe Como Cuidar: Drenagem

Como em quase todas as outras plantas, devemos nos certificar de que a área esteja bem drenada. Se este não for o caso, evite este lugar e procure aqueles onde a água drena corretamente.

Kalanchoe Como Cuidar: Espaço

Para evitar qualquer surpresa, devemos ter uma área que tenha espaço adequado para que, se necessário, a planta possa se desenvolver livremente. Este é um dos fatores mais importantes a serem considerados ao plantar.

Kalanchoe Como Cuidar: Clima

Durante seus primeiros meses, são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e nevascas. Por esta razão, devemos cobri-las nas laterais com lençóis para protegê-las. Estas podem ser removidas 4 meses após o plantio.

Como Cultivar Kalanchoe Passo a Passo

Tendo tomado nota do acima exposto, vamos proceder à plantação, seguindo estes simples passos para fazer nossas plantas prosperarem:

Etapa 1

Você deve adquirir seu espécime. Você pode fazê-lo através de pequenos ramos que se desprendem de seus caules ou das escassas sementes que dão suas flores. Como os rebentos são mais comuns, vamos tentar estes primeiro.  Você pode tentar plantar desde os menores até os mais desenvolvidos.

Passo 2

Após escolher o que você mais gosta, cave buracos de cerca de 10 cm de profundidade. Se você quiser plantar mais de um, não recomendamos que você o faça a uma distância inferior a 15 cm. Adicione um punhado de adubo e cubra-os pressionando à terra com as plantas em suas mãos.

Etapa 3

Finalmente, tudo o que resta é regá-los abundantemente. Se desejar, para terminar o processo de plantio, você pode prosseguir para regá-los com adubo natural. Desta forma, teremos concluído com o seu cultivo. É hora de aprender a cuidar deles.

flor de kalanchoe

Cuidados de Kalanchoe

Como Regar Kalanchoe

Não podemos dizer com que frequência você deve regar seu Kalanchoe. Comece regando a cada 2 dias, se você notar que está indo bem depois de duas semanas, continue a fazê-lo. Caso contrário, varie o intervalo de dias até obter o que seu espécime aceita melhor. Algumas plantas as aceitam apenas uma vez por mês.

Fertilização de Kalanchoe

A fertilização é diferente. Você deve fertilizar 3 vezes ao ano, escolhendo sacos de fertilizante com componentes altamente ácidos. Desta forma, teremos a certeza de estimular seu processo de floração.

Como Podar um Kalanchoe

Da mesma forma, para estimular seu crescimento, devemos podá-los 2 vezes por ano. Se não crescerem de forma acelerada, devemos fazê-lo apenas uma vez.

Flor de Kalanchoe

Se você teve a sorte de ter florescido, você deve cuidar de suas flores para que durem mais tempo: você não deve regá-las com água, isto é prejudicial para estas flores. Pulverize-as com algumas gotas de adubo natural para camuflar seu aroma a insetos. Da mesma forma, uma vez secas, deve-se removê-las manualmente.

kalanchoe flores

Controle de Pragas e Doenças de Kalanchoe

Se a sorte joga contra você, alguns insetos podem vir para a planta para devorar sua flor. Há apenas 2 insetos que normalmente o fazem, estes são:

Lagartas: Elas são glutões por natureza, não distinguem entre uma planta ou outra. Elas devorarão suas flores em menos de um dia, portanto, você deve estar constantemente observando-as e todo o seu jardim. Recomendamos que, se você vir uma, não a mate; apenas a guarde com uma luva e retire-a para uma área bem longe de suas plantas.

Aranhas vermelhas: as aranhas não devoram nossas flores, mas costumam nidificar ali. Isto faz com que a flor murche prematuramente quando o inseto começa a desovar outras aranhas. Você terá que usar inseticidas e ser muito persistente para eliminá-las.

kalanchoe como cuidar

Dicas e Recomendações Sobre Kalanchoe

Não é supérfluo dar-lhe algumas dicas que serão muito úteis dado que suas plantas tenham ficado presas, algumas delas são:

1- Para tirar os brotos jovens de Kalanchoe você terá que esperar até o segundo ano após plantá-los. Embora você possa sempre tentar com as que saem de seus caules; quando elas caem, elas crescem raízes em alguns dias.

2- Você pode plantá-los em qualquer época do ano, seja no inverno ou na primavera, eles se adaptarão a estas estações.

3- Entretanto, se você quiser replantar um exemplar já estabelecido, você terá que esperar e fazer isso somente na primavera.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário