Início » Cacto e Suculentas » Cacto Echinopsis Oxygona – Guia Completo

Cacto Echinopsis Oxygona – Guia Completo

Não há dúvida de que os cactos podem ser muito mal entendidos por pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecê-los, algum tempo atrás eu estava na mesma situação, pensava que os cactos não eram bonitos e que me davam “medo” devido a seus espinhos e agora eu digo: quanto tempo perdi com esses pensamentos? Saiba tudo sobre o cacto Echinopsis oxygona.

E a verdade é não haver razão para não amá-los, eles têm formas muito variadas, se lhes dermos o manuseio correto não teremos que sofrer acidentes com seus espinhos e uma de suas melhores características são suas flores impressionantes, especialmente no gênero Echinopsis que tem as maiores e mais variadas flores que existem na família dos cactos.

Portanto, hoje eu quero convidá-los a conhecer um dos cactos “mais comuns”, mas que vale a pena ter, pois, quando florescer é um espetáculo que vocês não vão querer perder, e estou me referindo a este belo cacto chamado Echinopsis oxygona, Echinopsis multiplex ou comumente conhecido como cacto de ouriço-do-mar.

Características Do Cacto Echinopsis oxygona

O gênero Echinopsis é composto por mais de 150 espécies, entre elas está este belo cacto Echinopsis oxygona, nativo da América do Sul, especificamente dos países do Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Também é conhecido coloquialmente como o cacto de ouriço-do-mar e pertence à família Cactaceae.

A forma de sua haste é arredondada, esférica ou um pouco alongada, o diâmetro deste cacto em espécimes adultos pode chegar a 25 cm e pode ter uma altura máxima de 30 cm., não são cactos muito grandes, sua cor é verde ou verde acinzentado, dependendo das condições às quais está exposto.

Cada haste do cacto Echinopsis oxygona pode ter de 11 a 18 costelas pronunciadas com aréolas com espinhas centrais muito pequenas, espinhas radiais podem ou não estar presentes.

Esta espécie de cacto Echinopsis oxygona é muito fácil de propagar e cuidar, ideal para coletores de cactos iniciantes ou inexperientes.

caracteristicas do cacto echinopsis oxygona

Cacto Echinopsis oxygona Como Cuidar

como cuidar echinopsis oxygona

Iluminação:

Embora seja um cacto, devemos considerar que se nossos cactos Echinopsis oxygona são muito pequenos eles podem se queimar se os deixarmos expostos diretamente ao sol o dia todo, então nossa recomendação é que, se ainda forem espécimes jovens, você só deve expô-los à luz direta do sol pela manhã.

No verão, tenha cuidado para garantir que durante as horas de maior insolação possam ter alguma sombra para evitar que se queimem.

Se seu cacto Echinopsis oxygona já é um espécime adulto, você pode adaptá-lo gradualmente para suportar a luz direta do sol durante todo o dia; mais tarde explicaremos porque isto será de grande benefício para eles.

Rega:

A rega é muito importante, devemos evitar a todo custo regar em excesso nossa Echinopsis oxygona, por isso recomendamos que você regue cerca de a cada 20 a 25 dias, verifique sempre se o substrato está seco antes da próxima rega e lembre-se que esta deve ser profunda.

Uma vez chegado o outono, diminuiremos gradualmente a rega e, uma vez no inverno, evitaremos regar nosso cacto Echinopsis oxygona, eles se manterão bem sem água até a chegada da primavera.

Temperatura:

O Echinopsis oxygona prospera muito bem em ambientes quentes, em uma questão de frio eles podem suportar temperaturas até -10 °C desde que seu substrato esteja seco, pois são muito resistentes são excelentes para ter ao ar livre.

Substrato:

O Echinopsis oxygona não é um cacto que requer um substrato muito rico, porém, se você tiver que fornecê-lo com um muito drenante que não se torne um encharcado para que não tenha problemas de podridão, uma mistura 70% mineral e 30% orgânica o manterá bem.

Recomendamos que você plante sua Echinopsis oxygona em vasos largos, as raízes que elas desenvolvem geralmente não são muito profundas para que o vaso possa ser raso.

Fertilização:

É aconselhável fertilizar este tipo de cacto da primavera ao verão, de preferência com um fertilizante de liberação lenta especialmente indicado para os cactos.

Em nossa experiência, fertilizamos com chá de casca de banana e água de arroz duas vezes por mês e o cacto Echinopsis oxygona tem se aguentado muito bem.

Lembre-se de fornecer uma quantidade adequada de potássio para incentivar a floração.

Como Fazer Muda Cacto Echinopsis oxygona

Uma das maravilhas deste tipo de cacto é o grande número de descendentes que eles dão, estes se desenvolvem ao redor da planta-mãe, a única coisa a fazer é separá-los cuidadosamente e se eles já têm suas próprias raízes, podemos plantá-los imediatamente em seu novo vaso.

Se virmos que ainda não desenvolveram raízes, devemos colocá-las em um local sombrio até que o corte cicatrize e depois plantá-las em seus novos vasos. Recomendamos que você comece a regá-las 4 dias após o plantio e que o faça por imersão.

Elas também podem se reproduzir por semente, mas para este processo temos que nos certificar de que suas flores tenham sido polinizadas e depois esperar pela produção de sementes, recomenda-se que estas sejam semeadas no início da primavera a uma temperatura de 25 °C, em boas condições elas geralmente germinam dentro de 5 dias após o plantio.

como fazer muda cacto echinopsis oxygona

Floração Echinopsis oxygonas:

Esta é minha parte favorita de ter um cacto Echinopsis oxygonas, suas flores são enormes, lindamente coloridas e, com os híbridos que estão surgindo, você verá que você pode encontrar muitas variações de belas cores.

Suas flores geralmente emitem um aroma agradável e são geralmente brancas ou rosadas, estas flores aparecem no final da primavera e a floração pode ser repetida durante todo o verão, devemos considerar que para que nossas Echinopsis oxygonas floresçam devem ter pelo menos 3 anos e é aconselhável tê-las adaptadas às boas horas de luz solar direta, pois isto favorecerá sua floração.

Um fato muito importante é que suas flores abrem à noite e normalmente não duram muito, então quando você vir que sua Echinopsis oxygonas está prestes a florir, fique de olho nelas para não perder este belo espetáculo.

floracao cacto echinopsis oxygona

Problemas Frequentes Com Echinopsis oxygona:

Um dos piores inimigos do cacto Echinopsis oxygonas é o excesso de umidade, por isso é preciso ter muito cuidado com a quantidade de água que lhes fornecemos para evitar fungos e problemas de apodrecimento, lembre-se que nos cactos quando já vemos o apodrecimento é porque o problema se espalhou e pode ser que tenhamos que perder a planta.

Ela também pode ser atacada por insetos farinhentos e ácaros vermelhos, portanto não se esqueça de sua Echinopsis oxygonas e lembre-se de verificá-la periodicamente para que se alguma praga aparecer você possa atacá-la e eliminá-la a tempo e isso não lhe causará mais problemas.

Como você pode ver, a coleta de cactos também tem seu encanto e esperamos que, se você ainda não tiver nenhum deles, decida experimentá-los, você verá que não vai se arrepender.

Se você quiser saber mais sobre os cactos, recomendamos este artigo: Cacto Amarelado – Como Salvar um Cacto.

cacto echinopsis oxygona

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário