Início » Cacto e Suculentas » Aloe barbadensis – Cuidados e Propagação

Aloe barbadensis – Cuidados e Propagação

Esta variedade de aloés é a mais conhecida de todas as aloés existentes, não apenas por suas propriedades medicinais, mas também por ser uma planta de fácil manutenção e beleza. É verde brilhante com pequenas manchas de luz e, como a maioria dos aloés, tem espigões nas bordas externas de suas folhas. Aprenda tudo sobre Aloe barbadensis neste artículo completo.

Existem mais de 500 espécies do gênero Aloe, sendo Aloe Barbadensis Miller, o nome científico de Aloe vera ou Aloe Vera, que pertence à família Liliaceae. Devido a suas incríveis propriedades, juntamente com a facilidade de cultivo, sua produção se espalhou pelo mundo.

Este arbusto é uma planta perene, que acumula água em suas folhas, sendo esta capacidade que a caracteriza como suculenta e lhe permite sobreviver facilmente em climas secos e altas temperaturas.

Suas folhas são verdes, triangulares e com bordas serrilhadas, que simulam dentes ou espinhos. Como disse antes, acredita-se que esta planta é nativa da África, mas hoje é encontrada em qualquer região quente do mundo. Além de seu valor ornamental, ela é cultivada em ambientes fechados.

Aloe vera barbadensis

O Aloe vera recebe muitos nomes dependendo da área geográfica onde estamos; do aloe vera na América Latina, Aloe vera nos países europeus e na Ásia, assim como aloe de Barbados ou aloe de curação no Brasil e países caribenhos em sua maioria.

O gênero Aloe é nativo da África, Arábia e Cabo Verde, embora o Aloe vera seja mais provavelmente nativo da África do Norte e do Sul, de países como o Marrocos, Sudão, Egito e Mauritânia. Foi introduzido na Europa e na China no século XVII e seu cultivo se espalhou por muitas outras partes do mundo.

Hoje, o Aloe vera cresce em vários países, mas principalmente nas zonas climáticas tropicais e temperadas do México, Paraguai, Nigéria, Belize, Austrália, Barbados, Paraguai e os Estados Unidos. Nos Estados Unidos, ele é cultivado principalmente no Arizona, Texas e Flórida.

O Aloe vera é tão fácil de cultivar e requer tão pouca manutenção que cresce e se reproduz muito facilmente. Esta é uma das principais razões pelas quais ele se espalhou pelo mundo.

Não importa o nome que usamos, dependendo se você está na América do Sul, América Central ou Europa o nome mudará, mas a planta a que estamos nos referindo é sempre a mesma.

Uma Rápida Olhada Em Suas Características:

Esta planta prefere estar a pleno sol ou com sombra parcial.

Sensível ao frio extremo prolongado.

Aloe Barbadensis Miller cresce entre 80 cm e 1 m de altura. As mesmas medidas de largura.

Pode ser cultivado em casa, se houver luz suficiente.

Reproduz-se por ventosas, mas também por sementes e estacas.

Prefere climas quentes e secos. Resistente ao frio. Resistente até -7ºC.

Necessidade típica de água para um Aloe.

Não é tóxico para o homem, mas pode ser tóxico para alguns animais.

aloe barbadensis miller em vaso

Cuidados e Reprodução Aloe barbadensis

Cuidados Aloe barbadensis

O Aloe Vera é um dos suculentos mais comuns no mundo. Muito provavelmente você tem um em casa ou já o viu na casa de um amigo. Lembre-se que ele pertence à família dos lírios e que é suculento. Estes dois fatos o ajudarão a prosperar em seu cultivo.

Rega

O Aloe Vera tende a precisar de um pouco menos de água do que outros aloés porque tem mais capacidade de armazená-la nas folhas. É preciso deixar o solo secar antes de regar novamente.

Onde Plantar Aloe barbadensis

O Aloe Vera não é resistente ao frio extremo, portanto, se você vive em uma área que fica mais fria do que 7 °C, é melhor plantá-lo em um recipiente que possa ser trazido para dentro. Funciona bem ao sol total ou parcial.

Plante-o em uma área de seu jardim que receba 6 horas de luz solar por dia. Se plantar em casa, coloque-o em uma sala que receba muita luz solar, como perto de uma janela voltada para o sul (se você estiver no hemisfério norte).

aloe

Propagação Aloe barbadensis

O Aloe Vera é uma planta muito prolífica, desenvolvendo muitos descendentes ao redor da base da planta quando esta atinge a maturidade. Em teoria, ele pode se reproduzir a partir das folhas enterrando-as diretamente no solo, bem como pelas sementes, porém, a maneira mais eficaz e rápida é a partir da descendência.

Mudas

O Aloe Vera produzirá pequenos rebentos, brotando ao redor da base da planta. Basta cortá-las (tente ter raízes) e deixar secar os offsets por um dia ou dois antes de replantar.

Usos Aloe barbadensis

O Aloe Vera pode ser usado de várias maneiras. No caso de queimaduras ou cortes menores, pode-se cortar ou quebrar uma folha e espremer o gel no interior, esfregando-o na área afetada, ele também pode ser ingerido para outros problemas de saúde.

Nota: Consulte sempre um médico antes de ingerir qualquer planta. Embora o Aloe Vera seja geralmente considerado não tóxico, algumas pessoas podem sofrer reações adversas.

aloe barbadensis

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário